Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 30 de junho de 2010

Adoráveis Espiãs














                         Anna Chapman
                              







Mata Hari

Em 1917, Mata Hari foi executada. Não se sabe bem se ela foi realmente uma espiã. Essa exótica javanesa - que  tinha uma incrível habilidade para a dança -- era, na verdade, uma cortesã que teve casos amorosos com diversos militares e políticos famosos,  franceses e alemães. Era tempo de guerra e Mata Hari acabou se perdendo nos labirintos das trocas de  informações e foi condenada em julgamento sumário e, após, executada, na França.

Dizem que os  soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir a seu charme. Outra história cita que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar. Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu, segundo a wikipédia.

A russa Anna Chapman,  a lady in red, entra em um café em Nova York e pergunta para um agente do FBI que passava por espião russo: Você tem certeza que ninguém está nos observando?

Ela e mais onze pessoas são acusadas de viver nos EUA para se inserir em "esferas de tomada de decisão", recrutar fontes e enviar informação a Moscou. A denúncia das autoridades americanas reproduz também supostas mensagens entre Moscou e os suspeitos e relata detalhes cinematográficos das comunicações mantidas entre eles, como troca de mochilas em estações de trem, recados em tinta invisível e transmissão codificada, segundo a Folha de hoje.


Nenhum comentário: