Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 16 de junho de 2010

Qual a Diferença entre a Suiça, Libéria, Cingapura, Paraguai, Ilhas Virgens e Panamá? Nenhuma...


No Blog do Terráqueo, que morou na Suiça e já está de volta ao Riiio, copio e colo o comentário de um anônimo. Comentávamos a vitória da -- vejam só -- Suiça contra a Espanha. A grande zebra de até agora. E um anônimo resolveu dar o seguinte pitaco. Ele não está tão errado assim.

-- "A Suíça é um país maldito, que lesa todas as outras nações às custas de tratados e acordos bilaterais fiscais super vantajosos para os suíços e empresários capitalistas de outros países que não querem recolher tributos nos seus países de origem, tampouco encargos sociais e trabalhistas.

É um paiseco de paraíso fiscal "chique" ? (frio e seco como uma árvore infrutífera e sem folhas).
Empresas deixam de gerar empregos em seus países sedes, para abrir holding companies nesse país de quinta categoria, onde circula muita grana do mundo todo. A desculpa são esses acordos bilaterais que permitem a evasão de tributos/lucros para lá.
Qual a diferença entre a Suíça, a Libéria, Cingapura, Paraguai, China, ILhas Virgens e Panamá? Nenhuma...
Como pode um país que não possui mar ter uma das maiores frotas de navios do mundo?
Uma vergonha que o mundo fecha os olhos --..."


Um comentário:

Fábio Mayer disse...

Os suiços são competentes no que fazem.

E tão competentes que sua política de neutralidade garante a existência do país com as exatas mesmas fronteiras há pelo menos uns 600 anos.

E mais do que isso, o Judiciário Suiço está sempre aberto a discutir o sigilo das contas, basta que se observem os procedimentos legais... comparar o país com a Libéria e o Paraguai é esquecer que lá, existe um dos melhores IDH(s) do mundo, além de ums sólida indústria, que fabrica de chocolates a instrumentos de precisão.