Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sobre a Última Pesquisa do IBOPE


Aumenta a Chance de Dilma Levar no Primeiro Turno

A última pesquisa do IBOPE é um alerta -- máximo -- para José Serra. Primeiro, ele tem de definir o candidato a vice que realmente não está fácil de escolher, uma vez que essa figura, esse personagem não existe. O ideal seria Marina Silva que estacionou nos 9%, mas isso não vai acontecer. Serra precisaria de um grande líder nordestino, mas nenhum deles apoia o Serra. Estão todos engajados com Lula e no lado de Dilma. Dilma, por outro lado, cresce no sul e no sudeste e mantém a larga margem de diferença no norte e nordeste. Se continuar essa tendência  aumenta a chance de  Dilma levar no primeiro turno, o que seria  prejudicial ao país (e não digo isso por não apoiar Dilma), porque no segundo turno bom debate político pode e deve ser aprofundado.

4 comentários:

Fábio Mayer disse...

Acho que DIlma vence.

Mas não no primeiro turno.

guimas disse...

A pesquisa é o reflexo da má conduta da campanha de Serra, por ele mesmo.

Depois de oito anos, Serra é ainda o mesmo que perdeu em 2002 para Lula.

Por que este mesmo Serra ganharia em 2010?

Some-se o bom desempenho do governo Lula, e o desastre está montado.

Agora, se o PSDB tivesse tido uma postura oposicionista construtiva, agregatória, positiva, as coisas seriam diferentes. Hoje, estão dependentes dos factóides semanais de Folha e Veja.

E o Brasil perde com isso.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o PSDB não foi tão destrutivo. Ajudou o governo a aprovar a reforma da previdência e outras medidas impopulares -- que são necessárias. Talvez tenha sido nesses últimos anos -- aprovando o fim da CPMF, por exemplo. Lula é o espelho da grande maioria dos brasileiros. E temos que aceitar que isso faz parte da democracia. Mas ainda é cedo. Existe uma tendência e a diferença não é tão grande assim, até mesmo porque esse campeonato começa depois da Copa. Lembro que foi logo depois de uma Copa que FHC ultrapassou Lula que estava na frente.

guimas disse...

É claro que é cedo, Maia. Mas os frutos que Serra e o PSDB plantaram, juntos, estão aí.

A rejeição a Serra aumentou. Isso não é obra do acaso.

O problema do PSDB é a dependência do uso direto da mídia: o comportamento do partido em frente às câmeras não tem nada a ver com a ideologia que o partido prega. E não falo isso para acusar os tucanos de "destrutivos". Não é esse o problema: oposição é oposição.

O problema é mais simples: o PSDB, como oposição, não conseguiu (e acho que não conseguirá) impor uma marca própria, que indique que há necessidade de mudança.

O PSDB é só a oposição. O PT, enquanto manteve este comportamento, só ganhou algumas eleições locais. Quando Lula e o PT assumiram uma postura alternativa (a "Carta aos Brasileiros" indicou isso), emplacaram.

Serra é só o anti-PT. Isso cola para algumas pessoas, mas acho que é (e será) insuficiente para ganhar as eleições.

E, por manter e insistir nessa posição, os tucanos estão entregando o país a Dilma.

É cedo, mas Serra não mostra sinais de mudança.