Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Um Provocador Chamado Saramago


Recomendo o Blog português O Bom Sacana  , do nosso amigo Pulha Garcia. Em post publicado hoje  algumas boas verdades sobre o Saramago. Hoje Portugal deu de 7 a 0 na Coréia do Norte. Alguma vez Saramago criticou aquele regime? São perigosas as unanimidades em torno de uma personalidade logo depois de sua morte. Saramago tinha sim seus defeitos.

O post -- que vai contra a maré da quase unanimidade -- é o seguinte:

Obrigado Saramago? Não em Meu Nome.

Compreendo esse triste fenómeno das sociedades humanas de amar com maior entusiasmo as pessoas depois de partirem desta terra. Aconteceu com Júlio César, acontecerá com Carlos Queiroz. Respeito Saramago como cidadão e agradeço o que indirectamente fez pelo elevar da cultura Portuguesa. Ontem como hoje não é fácil ser escritor em Portugal.



Sucede apenas que discordo de Saramago politicamente e não esqueço a prepotência com que ao longo da vida sempre tratou os que pensavam de forma diferente. Não está em causa ser comunista (Jorge Amado, que por acaso era um excelente escritor e nunca ganhou um Nobel, também o era e mantinha toda uma outra atitude em relação ao mundo) ou não ser um dos meus autores preferidos. Para mim, um homem que critica regimes democráticos mas não vê o que se passa nas ditaduras do bloco soviético de Moscovo a Cuba passando por Pequim, ou é parvo ou é um daqueles cegos que não quer ver. Um homem que levanta sistematicamente a voz contra a fé Católica mas nunca contra os Muçulmanos ou outros credos, é uma fraude, um provocador com o objectivo de ganhar marketing gratuito para os seus livros.

Obrigado Saramago ? Não em meu nome. Obrigado Bartolomeu Dias, obrigado D. João II, obrigado Aristides Sousa Mendes ...

""Marx nunca teve tanta razão como hoje."
— José Saramago, Público, 15/06/2008"

3 comentários:

charlie foxtrot disse...

Um amém ao Bom Sacana. Sujeito morre e vira santo, mesmo que em vida não tenha sido nada parecido com um santo.

PoPa disse...

Nunca li Saramago e não vou ler. Faz parte daquelas coisas que nunca me atrairam, apenas pelas críticas. Mesmo as positivas não eram interessantes, apenas demonstravam que ele era um chato.

Pulha Garcia disse...

Grande Maia,

obrigado pela divulgação.

Abc

(tenho visto os jogos da canarinha com a galera brasuca aqui em Portugal; só amigos e até agora temos puxado juntos pela canarinha ... o problema é o próximo jogo!)