Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dilma Planejou o Sequestro de Delfim?


Impressionante, a Dilma sempre está envolvida com fichas. Engraçado,  todas as fichas que envolvem a candidata a presidente  são tidas como falsas. Impressionante. Como diria o menino prodígio,  santa coincidência, Batman.

Certa esquerda e li sobre isso hoje no Diário Gauche, insiste em dizer que a Folha, em abril de 2009, fax símile da capa acima, fabricou um falso dossiê afirmando que a Dilma planejou o sequestro do ministro todo-poderoso Delfim Netto -- que é hoje -- vejam só -- um nobre senhor cultuado, inclusive pelo redator deste depósito.



Será mesmo que a Folha iria pagar esse mico? Vejamos os fatos.

Dilma fazia sim parte da Var Palmares que planejou o sequestro do Delfim. Há dúvidas se ela era integrante da cúpula do movimento. Alfredo Sirkis -- no grande livro que recomendo, 'Os Carbonários'-- faz referência a ela em torno do episódio. O que não se sabe, porque nebuloso é se ela diretamente se envolveu com o assunto. Dizer que o chamado  "dossiê da Folha"  é mentiroso é uma insanidade. Na verdade, a Folha recebeu uma suposta ficha da Dilma,  do Dops, via e-mail  do site direitista Ternuma  que talvez seja falsa, mas o foco da matéria não era a ficha, mas o episódio envolvendo o sequestro do Delfim.

Primeiro, porque  Dilma fez uma opção. Certa ou errada ela fez. Ela ingressou num grupo armado que queria, na verdade,  transformar este país numa utopia. O episódio do sequestro do Delfim é fato, ele existiu, isso é incontestável. Folha apenas revela um momento histórico verdadeiro  da vida brasileira que teve a participação de um grupo do qual Dilma fez parte. Não se trata, portanto, de um falso dossiê, porque grande parte da história ali contada é verdadeira. O que não se sabe é se Dilma -- que fazia parte do grupo - estava envolvida no episódio que acabou não ocorrendo.

12 comentários:

Jorge Freitas disse...

E o DG sempre dando a linha deste blog!

Terráqueo disse...

Essa Dilma me dá calafrios. O jeito vai ser eu me acostumar...

guimas disse...

Maia, a matéria da Folha é de 2009, como mostra a figurinha que colocaste. E a própria Folha já disse que a ficha falsa.

E isto ocorreu... há 40 anos. Já está pra lá de irrelevante.

Muda a pauta, Maia. Esta está requentada e com gosto de estragada.

ZEPOVO disse...

Ok,se é verdade total ou parcial não vem ao caso; Só é preciso perceber que esse tipo de "notícia" não faz a mínima diferença para eleitores do PT, da esquerda e simpatizantes. Na verdade muito ao contrario para os mais radicais, se me entendem...
Para os indecisos, eleitores fixos de Serra ( esquerda vacilante) e toda a direita pode importar, muito ou pouco se acreditam ou não na "notícia" então para essa parte dos eleitores pode significar algo, mas é uma parte com aprox 20% dos votos válidos, então não se assustem mesmo o fato sendo real ( o que é difícil) e Dilma subir ainda mais na próxima pesquisa.
Eleição e democracia tem muito de matemática!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tudo bem a ficha pode ser falsa, mas a história que está por trás disso tudo: Dilma orquestrando o sequestro do Delfim não é falsa. É verdadeira. Zé, a maioria do povo brasileiro não é de esquerda.

senna madureira disse...

Maia

A maioria do povo brasileiro pode não se "de esquerda", mas que a candidata Dilma esta surpreendendo com sua subida nas intenções de votos, lá isso está.

Serra, que é o meu candidato, já amarga um segundo lugar.

A verdade não pode ser a primeira vítima dos "fatos e versões".

Se nada mudar, vai dar Dilma

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo contigo, Senna. Mas tem muita água para rolar.

guimas disse...

"Tudo bem a ficha pode ser falsa, mas a história que está por trás disso tudo: Dilma orquestrando o sequestro do Delfim não é falsa."

Vejamos: a Folha imprime a ficha do DOPS, levando seus leitores a crer em uma mentira. Resposta do Maia? "Tudo bem".

O papel de Dilma no planejamento do sequestro há 40 anos, que ninguém sabe direito qual foi, sobre o qual está uma névoa de dúvidas: Resposta do Maia? Indignação.

É dose. Depois se pergunta por que a política está desse jeito. Se presta atenção ao que ocorreu com Dilma há 40 anos com uma gravidade desmedida, e se omite o que Serra faz ou deixa de fazer há um ou dois anos.

E Dilma não está crescendo por estar mentindo na campanha. Dilma está crescendo porque Serra é um candidato ruim. Eu já disse aqui antes: as pesquisas mostram que Serra está no topo de sua votação desde o início. Dilma só tem a crescer. Resta saber se o "topo" do Serra vai ser suficiente. Acho que não.

Serra está hoje onde estava em 2002. É o mesmo candidato.

PoPa disse...

Se aquela ficha é falsa, existe uma outra - igualzinha - que é verdadeira... ela participou dos eventos lá colocados, teve os apelidos lá colocados, tinha aquela cara e foi capturada... a ficha pode ser falsa, mas ela mesma não diz que é mentira o que lá está. Aliás, como ela saberia que é falsa, se não conhece - ou não deveria conhecer - a ficha verdadeira? Queimou-a?

PoPa disse...

Bem, eu não gostava do Delfim como ministro da economia, nem como ministro da agricultura (é, ele foi!) e não é pelo cabelo pintado nem pela opção sexual. Ele é um péssimo economista, um dos responsáveis por ter enterrado o
Brasil naquela época.

Diego Corte disse...

Tô conhecendo o blog. Gostei, vou segui-lo.

Entrando na conversa: Bom, fato: Dilma fez parte daquele grupo e uma ficha existe de verdade.

Há quarenta anos, é relevante? Sim, faz parte da história da candidata, ela é uma ex-condenada, isso o tempo não apagará.

Senhores, estamos falando de um candidato à Presidência da República!!!

##


Ai Carlos Maia
Da hora memo seu blog, gostei memo.

Forte abraço

##

Anônimo disse...

"Aquela ficha poder falsa, mas existe uma verdadeira, ah! existe! Fé em mim!"

Um textinho mal-escrito com uma argumentação medíocre.