Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Nó do Morumbi

Projeto do Estádio do Morumbi para a Copa de 2014

Nessa estou com o São Paulo que resolveu não endividar o clube gastar R$ 600 milhões (dinheiro privado)  para reformar o Morumbi se essa obra de melhoria  pode ser feita com um pouco menos de R$ 200 milhões.

As declarações abaixo são do site Terra Magazine do Bob Fernandes: O caso Morumbi, Política e Dinheiro. Os pitacos em preto são meus:

Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, em conversa reservada, disse;

A FIFA fez suas exigências, eu pedi por escrito, e queria uma garantia: a de que a abertura da Copa seria no Morumbi. Não posso endividar o clube em R$ 600 milhões sem a garantia de que a abertura seria no Morumbi, e eles não deram. Veja o que fizeram na Cidade do Cabo, um estádio maravilhoso, caro, e a nem a abertura nem a final serão lá…

E também dou razão ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab:

- Eu não vou quebrar a cidade de São Paulo para fazer uma Copa do Mundo, Copa é problema da Fifa.


Na verdade, atrás disso tudo parece estar a ligação do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez e chefe da delegação do Brasil na Copa que é ligado ao presidente da CBF Ricardo Teixeira. O Corinthians quer construir um estádio em Guarulhos, mas há também um projeto -- destinado a Expo 2020, em Pirituba.

Pirituba vai sair, com dinheiro federal, estadual ou municipal, mas vai sair. Mas não será estádio do Corinthians, que vai fazer o seu estádio.


E a eminência parda do governo Lula, José Dirceu também deu o seu pitaco, em entrevista à Monica Bergamo da Folha:
- Sou apenas um corintiano querendo ajudar o Corinthians a ter um estádio.

O Ministro do Esporte, Orlando Silva já adiantou:

O Brasil não usará dinheiro público para construir estádios.


E um alto tucano paulista replicou:
- O Orlando tá espalhando que São Paulo vai usar dinheiro público porque sabe que vai haver uma derrama de dinheiro do governo federal. São Paulo sabe que não tem como fazer a abertura sem dinheiro público.

O Secretário Geral da Fifa: Jérôme Valcke disse:

Não vejo diferença entre dinheiro público ou privado, o que eu quero é a garantia de que eles serão construídos.


E o nosso pop presidente também entrou no debate, em declaração há 10 dias para a ESPN:
- …O Brasil não tem o direito de ter um estádio como o Morumbi e inventar que ele não serve e tentar fazer um estádio novo para a Copa do Mundo. Eu acho que o Morumbi, se tiver que sofrer adequações, que sofra adequações, mas eu acho que o Morumbi é um bom estádio. Precisa melhorar, vamos tentar melhorar. (…) Vamos parar com esse negócio de achar que não tem área para estacionamento, não tem área pra isso, não tem área pra aquilo…

E hoje ele disse:

- Eu não acredito que um estádio rico como o do São Paulo, estádio que já coube 100 mil pessoas, não sirva para a Copa. Eu realmente acho estranho…

Meu pitaco: Estou curioso para ver o desfecho dessa história. São Paulo vai sim ser uma das sedes importantes da Copa de 2014. Mas os políticos vão ter de desatar esse grande nó.

3 comentários:

Fábio Mayer disse...

Eles vão desatar esse nó usando argumento e relvância e urgência, para emitir medidas provisórias e eximir-se de licitações.

Daí,o dinheiro aparece e se der galho, o governo que assumir em 2015 que se entenda com o Tribunal de Contas da União.

Diego Corte disse...

Em minha opinião, clube tem que se virar sozinho para reformar ou fazer estádio, dinheiro público em projetos caríssimos como esse tem como saldo um belo caixa2. É isso o que vai acontecer, não só aqui em São Paulo, mas no Brasil todo também.

##

Diego Corte disse...

Agora, que o Andrés Sanchez tá querendo conseguir um estadiozinho desse imbróglio todo, tá sim!

##