Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dizem que o Jogo Já Está Jogado....


Tem gente que está dando como certa a eleição de Dilma -- no primeiro turno -- e parte para análises e  discussões acerca dos terremotos e tempestades que ocorrerão no jogo de forças que apoiam Dilma.

É o caso deste post, chamado "A Carreira está quase Corrida", do Diário Gauche.

A Carreira Está Quase Corrida

A mídia e alguns políticos profissionais ainda simulam alguma oposição ao lulismo


Observo que dificilmente haverá segundo turno na presente corrida eleitoral à sucessão de Lula, anotei isso ainda ontem no Twitter. Os ventos acredoces da política brasileira estão nos antecipando o resultado das urnas eletrônicas.
Dilma reúne folgadas condições para vencer a direita bifronte - José Serra e Marina Silva. Ela sequer começou a mostrar a sua capacidade política, objetiva e subjetivamente, mas já se habilita a uma posição de vantagem quase definitiva.
O lulismo incorporou e portanto esvaziou o discurso associado e dependente da direita brasileira, claro, com a ajuda inestimável das turbulências estruturais do sistema hegemônico. Ficaram de fora, a decadente mídia e parte dos floxos políticos profissionais. São os que ainda fazem barulho e batem cabeça simulando que representam alguma oposição ao lulismo de resultados.
As contradições - da natureza mesmo de uma sociedade de muitas classes sociais - estão todas involucradas no interior do lulismo. Mais cedo ou mais tarde, devem fazer prevalecer a sua condição de instabilidade no arranjo precário e temporal a que estão submetidas.
Uma dessas contradições tem nome e sobrenome: Antonio Palocci Filho. Sua expressão e tamanho no futuro governo - o terceiro tempo do lulismo de resultados - é uma incógnita. Se a força eleitoral da direita fosse mais potente na presente eleição (está mostrando que é anêmica), Palocci reuniria mais créditos, se for fraca, Palocci igualmente diminui seu protagonismo.
De qualquer forma, a equação da montagem da administração 2011/2014 está sendo formulada com todos os seus x, y e z, agora, sobretudo no que se refere à presença do debilitado (e já quase folclórico) PT na flou conjugação das forças que irão governar o País.

Um comentário:

PoPa disse...

É bom ele lembrar que Lula não ganhou nenhuma de suas eleições no primeiro turno. E ele é Lula...

Não está descartada a hipótese da guria ganhar no primeiro turno ou no segundo, mas ainda tem muita coisa para rolas, inclusive algumas cabeças. A coisa não está clara para nenhum dos lados.

Enfim, vamos ver no que dá.