Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Alegria do Cirque du Soleil


Em 2006, o Cirque du Soleil veio ao Brasil e apresentou o espetáculo Saltimbanco. O Ministério da Cultura do Gil liberou 9,4 milhões. Foi uma polêmica, muitos consideraram um escândalo.
Pois em 2007 e 2008 o Cirque du Soleil voltou novamente ao Brasil para apresentar o show Alegria, mas dessa vez, sem qualquer tipo de renúncia fiscal. O espetáculo Alegria não recebeu nenhum benefício ou incentivo da Lei Rouanet.
Assisti ontem esse magnífico espetáculo e valeu a pena. É bom ver Porto Alegre e o Brasil respirando os ares do primeiro mundo e o circo, o teatro, aquela imensa arena estava lotadíssima, apesar do elevado preço internacional dos ingressos. Definitivamente, Cirque du Soleil é cultura e é muito legal ver todos aqueles artistas jovens de diversos países do mundo trabalhando num espetáculo de bom gosto, com bom figurino, bem apresentado, com boa música, com bons músicos e excelentes artistas. Eu não tenho dúvida nenhuma, as duas chinesas que fazem um impressionante número de contorcionismo não são humanas. São alienígenas.

É claro, é óbvio, é evidente que é um espetáculo que somente parte da classe média brasileira tem condições econômicas, infelizmente, de assisitir. Mas todos os 2.500 lugares do circo estavam lotados e assim vem ocorrendo todos os dias em todas as sessões. Isso vem a demonstrar que a classe média brasileira que tem condições de pagar de R$ 130,00 a R$ 400,00 por ingresso para assistir Cirque Du Soleil não é tão pequeninha assim e - que bom para todos -- ela vai aumentar e vai aumentar muito nos próximos anos.

Nenhum comentário: