Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 7 de maio de 2008




Do Blog Alma da Geral pesquei a imagem acima.

O Dono daquele blog disse que a construção dessa figura acima significa que a mídia quer
exatamente essas "pessoas iguais", encaixotadas em conceitos que ela mesmo propala...

A mídia não quer pessoas iguais. Isso é baboseira. Sociedade Hommer Simpson, da mediocridade, não existe em um mundo de pluralismo e diversidade. Quanto mais diversidade, mais mercado, mais circulação de capital. Esse raciocínio de vocês é um tanto alienado e não têm a mínima lógica. Well, pesquei a imagem que achei legal.

2 comentários:

Têmis Nicolaidis disse...

Um dos donos daquele blog sou eu, quem fez essa figura - poesia visual - fui eu. Respeito a tua liberdade de interpretação, mas respeito ainda mais a minha liberdade de resposta por se tratar de uma produção minha. Em nenhum momento fiz esse desenho pensando na mídia e fico meio desapontada em ter que explicar um "desenho" que me parecia tão claro em seu significado. Desdobrando a figura: "a forma da fôrma forma pessoas iguais". Aonde a mídia entrou nessa história? Só se levar em consideração a tua liberdade de expressão mesmo - e tua limitação, já que, pode ser aplicada para várias outras coisas. A rotina, por exemplo: dorme, come, trabalha, come, dorme, come, trabalha...isso não pode ser uma fôrma que forma pessoas iguais? Fico desapontada mesmo em tu usar uma produção minha e desvirtuar dessa maneira o seu significado.
Me desaponta por um instante apenas porque no outro instante me dou por conta que esse problema não é meu, mas teu, por não conseguir entender uma coisa tão simples como esse desenho sem carregar preconceitos.
E eu acho, SIM, que a mídia forma pessoas iguais, todos os dias, o dia inteiro. E como ela faz isso? Tu acabou de nos dar o exemplo perfeito. Pegando um material com um significado X, tirou ele de um contexto e deu o significado Y. Isso se chama manipulação. Quem deu o significado de "mídia forma pessoas iguais" foi tu, e não eu.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Têmis, parabéns pela obra. Vou colocar que ela é obra tua. Não coloquei antes porque ou não havia essa indicação ou não vi. Um artista não pode se decepcionar com a forma como o público interpreta sua obra. Na verdade, meu comentário não foi ao teu trabalho, mas a manifestação do Guga de que " a mídia quer
exatamente essas "pessoas iguais", encaixotadas em conceitos que ela mesmo propala...". Eu apenas contestei esse fato. A mídia, o grande capital numa sociedade complexa, diversificada, pluralista, cheia de nuances para todos os lados, uma sociedade líquida, com diz o Zygmunt Bauman ela não está interessada em formar Hommer Simpson. Ela vai ganhar muito mais dinheiro, muito mais mercado se a sociedade for diversificada, plural, para todos os gostos. E o artista tem que estar aberto e preparado para receber críticas e elogios e interpretações de todos os gostos. Afinal, vivemos ou não numa sociedade plural, complexa, difusa, contraditória e diversificada? Não existe mais, Têmis, pão pão queijo queijo ou 8 ou 80. A divisão ideológica de uma sociedade com essas característica foi para o espaço faz muito e muito tempo.