Fatos inusitados ocorreram no Fronteiras do Pensamento de ontem. Este blogueiro foi testemunha. Os convidados eram o dramaturgo (do pânico) e cineasta espanhol Fernando Arrabal e o polêmico e belicoso Gerald Thomas.
Antes da apresentação, Gerald Thomas escreveu em seu blog sobre Fernando Arrabal:
Tive un desencontro muy desagreable com un ``framaturgo`` imbecil (espanol) hoy aqui. Una lastima. Digo Un semi demi dramaturgo, un mini dramarturgo, un almost dramaturgo de una unica quase pieca so. Lastima.
LOVE
Gerald
LOVE
Gerald
Deu para se vê que não rolou "clima" entre eles.
Arrabal deu seu recado. Falou por uma hora sobre banalidades de personalidades espanholas, inclusive sobre a próstata de Picasso e o fascismo de Luigi Pirandello e Bertold Brecht. Vez que outra, o minúsculo espanhol dava um beijo numa simpática crocodilo. Arrabal fez o típico papel de personagem do teatro do absurdo (ou do pânico) e lançou uma frase ótima: os comunistas apenas crêem nos Estados Unidos.
Gerald Thomas que é neto de judeus que foram mortos no holocausto disse que foi apenas uma vez a Israel - a convite da revista Caras. Criticou os judeus por alimentaram o mito do holocausto e que é contra a criação do estado de Israel. As pessoas começaram a sair do lotado teatro. E ele não titubeou: devem ser os Judeus que moram no Bonfim. Ele gosta, ele ama essas coisas. Disse, por fim, que ele não sabe fazer palestra, que não sabia porque ele estava ali, que veio a Porto Alegre para conversar com Eva Sopher, que aquilo tudo era um espetáculo midiático feito para uma elite e que tudo aquilo era uma hipocrisia. Colocou o cachê no bolso e foi-se embora.
Passado o episódio, Gerald escreveu hoje em seu blog:
Desculpe Porto Alegre mas era pra ter sido um DEBATE , lembram? Se decepcionei. Sei que decepcionei mas eh que eu acho que eu nao cabia ali:Mas vamos colocar os pingos nos "I". Era pra ter sido um DEBATE. Nao foi. O imbecil do Arrabal, teve um surto psicotico no jantar de ontem porque eu perguntei - no meio de uma conversa sobre DITADORES (Hitler, Stalin, Salazar),....perguntei porque ele omitia Franco ja que ele era Espanhol.Mas nao era somente isso: el buraco es mas embaixo. Trata-se de Beckett. Eu convivi com Beckett anos e o autor irlandes teve confianca em mim suficiente pra deixar que eu adaptasse seus textos e ate fotos juntas temos. O resto eh papo. Isso o deixou irritado e surtado ontem e....o DEBATE foi cancelado e isso era tudo que o marroquino, sorry, espanhol, queria. Entao virou um solo. Era pra ser DEBATE!!!!!! Viu gente? Nao se esquecam da proposta inicial (apaguei alguns emails me mandando pra putaquepariu) entao: ta explicado narizes empinados? De qualquer forma, fica o pedido de desculpas!Nao tenho DISCURSO pronto! Nao sou PALESTRANTE de profissao ou de plantao! Pombas, entendam isso, por favor e me perdoem aqueles que queriam mais: mas....mostrei as maos de Beckett e nao senti nenhum entusiasmo, alias, nao senti nenhum entusiasmo entao fiz o que achei o que deveria fazer: me retirar ja que eu estava INCOMODANDO!Mil desculpas por ter incomodadoLOVEGeralde Viva Dona Eva Sopher por um encontro MARAVILHOSO hoje a tarde! e um TEATRO DESLUMBRANTE!!!!!! LOVEGerald
Nenhum comentário:
Postar um comentário