Leio no site do Diego Casagrande, essa invasão ocorreu no ano de 2001, época do governo Olívio Dutra. O governante que não cumpriu ordem judicial não deve repor esse dinheiro ao Estado?
O governo gaúcho terá de indenizar os cinco proprietários da fazenda Bom Retiro, no município Júlio de Castilhos, invadida pelos bandoleiros do MST. A decisão foi tomada pela 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS. A justificativa foi a omissão do Estado em prover "segurança adequada" durante a invasão dos sem-terra, que perdurou por inacreditáveis oito dias. Os reclamantes irão receber R$ 20 mil cada por reparação moral, com acréscimo de correção monetária e de juros. Conforme o desembargador Odone Sanguiné, foram descumpridas sucessivas reintegrações de posse da área em 2001. Ele ressaltou que os invasores, com armas de fogo, foice e facões, também tomaram e depredaram a sede da fazenda, fazendo reféns os autores da ação e seus empregados.
E depois os movimentos sociais se queixam que o governo Yeda é truculento. Claro, é dinheiro público que está indo para o ralo....
2 comentários:
Esta é uma boa notícia. Agora, falta o governo cumprir a decisão e buscar ressarcimento, também na justiça, dos responsáveis pelo fato. Que Olívio ou seus secretários paguem esta conta! E que os eleitores saibam o quanto custa ser "politicamente correto"...
O Estado do RS deve sim entrar com ação de regresso contra os gestores do Estado na época que realmente -- o RS é testemunha disso -- vacilavam em cumprir ordem judicial contra movimentos sociais.
Postar um comentário