Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 14 de maio de 2008

É só Copiar e Colar a Europa

Enquanto isso, nossos irmãos lusitanos, circulam alegremente - de noite - no centro de Lisboa. Por que isso não ocorre no Rio de Janeiro, S. Paulo, BH ou POA?

Não pretendo, com este post, ser eurocentrista, mas por que o Brasil não copia a Europa? É só copiar e colar. Os europeus circulam ‘alegremente’ por suas cidades, pelo menos por enquanto. O centro da cidade européia é o shopping da cidade brasileira. São locais vivos onde o povo da cidade trabalha, faz compras, frequenta o armazém, compra seus remédios e leva para casa o pãozinho da padaria. E o pessoal utiliza transportes coletivos limpos e seguros. Tudo funciona razoavelmente. Enquanto isso, no Brasil.... É que a classe média européia anda de ônibus, de metrô e de trêm e frequenta o centro de sua cidade, de dia, de noite e de madrugada. Aqui no Brasil certa classe média frequenta, obrigada, o centro, mas não gosta, ela prefere ir ao seguro shopping, onde as melhores lojas estão e andam de carro, afunilando as ruas. Que ótimo, que fantástico, que sensacional que a nossa classe média brasileira aumenta todo o dia. Muito fogo de artifício estorou comemorando o surgimento da nossa classe C, como a nova classe dominante. Esse pessoal - com grande justiça - está tendo acesso ao carro novo para pagamento em 72 prestações idênticas e a apartamentos financiados por 15 anos. E por isso a situação de nossas cidades e ruas vai piorar e muito, se continuarmos do jeito que vamos.

*****

O que o Brasil precisa fazer? Acaber de vez com essa visão de que o único meio de transporte é o carro ou o caminhão. O Brasil precisa urgentemente investir em transporte ferroviário, em ciclovias nas cidades. Que venham os trêns, os trêns bala, os metrôs (Está na hora de Porto Alegre começar a construir os seus nos labirintos da cidade) e os bondes que o Brizola tirou de Porto Alegre. Vamos copiar e colar o que os europeus fizeram para se desenvolver socialmente.

*****
Mas é tudo muito difícil neste país tupiniquim. E essa dificuldade leva a inércia, a depressão, a falta de vontade de fazer algo. E a gente enxerga nossos políticos preocupados em bolsa funeral e o desvio de dinheiro público está além das ideologias. Prometeram um país decente e colocaram o Brasil no alto do ranking da corrupção. E assim passam os dias e ficarmos inertes na mesma merda. Falta vontade e atitude.

Nenhum comentário: