Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 5 de maio de 2009

Brasil Blindado



Trabalhadores preparam a blindagem de um automóvel, em São Paulo

Apesar da recessão, brasileiros mantêm boom na venda de carros blindados


Deu no New York Times

Após ser assaltado duas vezes no trânsito, uma delas com arma apontada, João Neves deixou de lado qualquer preocupação que tinha sobre a crise econômica global e há dois meses comprou um carro blindado."Apesar da crise, eu considero meu bem-estar e segurança uma prioridade", disse Neves, dono de uma pequena agência publicitária. "Eu tenho medo de morrer baleado."Em vez de comprar um carro novo, Neves optou por um Volkswagen Passat 2005 capaz de suportar os disparos de um revólver Magnum 44 ou de uma metralhadora de 9mm.

Os brasileiros já reduziram seu apetite por eletrodomésticos e eletrônicos por causa da recessão, mas blindagem é uma despesa da qual não abrirão mão facilmente. Antes um domínio dos muito ricos, os carros blindados se transformaram em uma obsessão das classes média e média alta, especialmente nesta cidade imensa, notória por seus assaltos no trânsito e sequestros.

Oficialmente, a criminalidade está em queda. Mas com a piora da economia e o aumento do desemprego, há um temor palpável de que o crime de rua também piorará, dizem os economistas daqui. Muitos paulistanos dizem que os congestionamentos intermináveis e a desigualdade de renda são uma receita para assaltos e roubos de carros, especialmente agora que os tempos de boom do Brasil acabaram."A pergunta não é se você será assaltado, é quando acontecerá", disse Craig Bavington, que dirige uma agência de turismo daqui. Após ser assaltado duas vezes, ele decidiu comprar um carro blindado usado há dois anos, quando sua esposa ficou grávida do primeiro filho do casal.Mais de 7 mil veículos foram blindados para uso civil no Brasil em 2008, em comparação a 1.782 uma década atrás, e o ritmo se manteve em 2009 apesar da desaceleração econômica no primeiro trimestre, segundo a Associação Brasileira de Blindagem.

Mais: aqui.

Nenhum comentário: