Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 4 de maio de 2009

A Luz do Outono e a Miss Sunshine



Neste Rio Grande -- onde não chove -- é impressionante como a luminosidade do outono faz bem para as suas praias. Muda o ângulo da luz. Tudo fica mais claro, mais nítido, mais interessante. E tem menos gente nas praias. É claro que não dá para tomar banho porque a água está fria essa época, apesar de alguns malucos entrarem naquele gelo. Percorri ontem pelas areias das praias cerca de 50 km de Torres até Arroio do Sal. Um passeio bem legal de ser feito e que recomendo.

A Free-way -- apesar do movimento -- fluia. Sempre tem aqueles idiotas que gostam de ficar ziguezagueando de um lado para outro tentando ultrapassar o fluxo dos carros. E os imbecis adoram grudar nas traseiras do carro da frente, fazendo sinal para ultrapassar na faixa mais à esquerda. Mas o que adianta ultrapassar se a estrada está lotada de carro e todos andando na velocidade máxima da free-way?

Chegando em casa, já exausto do feriadão prolongado e sem saco de ir a uma locadora pegar um filme, inicei a zapear na televisão. De clique em clique fui para na Fox e estava iniciando um filme que já tinha visto duas vezes. Não resisti, assisti, pela terceira vez, a pequena miss sunshine. Olive a menina gordinha que adora sorvetes quer participar de um concurso de modelos e a família -- estruturalmente desunida -- vai acompanhá-la carregando todas as suas manias, neuroses e obsessões. Na velha kombi amarela embarcam: o pai ditador, a mãe conciliadora, o irmão que não fala e admira Nietzshe, o maluco do avô e o tio bisexual que tentou suicídio por desilusão amorosa. Que time! Pode, afinal, haver algum tipo de convergência entre os "losers e os winners"? Quem são, afinal, os vencedores e quem são os perdedores? A resposta parece óbvia, mas não é: o avô malucão acerta na mosca: perdedor é aquele que persiste na repetição, que não tenta, que não faz nenhuma tentativa diante dos obstáculos da vida. E no final do filme o absurdo concurso de Miss Sunshine onde as meninas deixam de ser crianças e se vestem de modelos adultas abandonando o lado lúdico da vida. Uma bela e inteligente comédia.

Nenhum comentário: