Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cabra Marcado Para Cozinhar



Um amigo recomendou. Disse: vá na locadora e tira o filme "Estômago". Achei esquisito o título, mas tudo bem. Ontem coloquei o filme no DVD na noite fria de outono. G-O-R-G-O-N-Z-O-L-A. Isso mesmo gorgonzola, assim começa o filme. Um cabra nordestino explica para o companheiro de prisão como é que surgiu o queijo gorgonzola. O leite esquecido pelo marido, pela mulher que fica bolorento, começa a feder e vira queijo gorgonzola. O companheiro de cela parece não estar interessado no diálogo, o queijo fede como chulé.


É a velha história do nordestino que chega sem grana na rodoviária de São Paulo e perambula pela centro da cidade em busca de pouso, comida e trabalho. E as coisas acontecem. O cabra conhece o segredo da culinária, a arte do equilíbrio de cozinhar, sabe dosar os têmperos, sabe o ponto certo, o momento em que a carne está pronta, quando se pode colocar o alecrim, o manjeiricão, o tomilho, o tomate, a cebolinha verde. O cabra pira nas panelas e faz sucesso.

Seu nome é Severino Nonato, muito bem interpretado por João Miguel, que se apaixona pela puta Íria (Fabíula Nascimento) que "faz tudo", mas não beija Severino na boca, "por questão de ética".

E o crime acontece e Severino Nonato vai para a prisão, onde continua a fazer arranjos culinários nas gororobas servidas na cela. No feijão aguado ele acrescenta tempero, na carne dura ele pica e faz um belo cozido. E o cabra faz sucesso e consegue, com isso, o poder. Na prisão ele é chamado de "o do Alecrim", mas gostaria de ser chamado de Nonato Canivete, "é eu".

Este blogueiro recomenda. História boa, diálogos divertidos, roteiro inteligente, boa fotografia. No final das contas sobra a grande verdade: culinária é mais do que arte, é poder.


Severino Nonato e Íria comendo cochinha de galinha no bar do seu Zulmiro. Eta Brasil bão!

3 comentários:

Bípede Falante disse...

Maia, na prisão, ele é chamado de Alecrim. Ele se apresenta como Nonato Canivete, mas o pessoal dá gargalhadas. Lembra?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Verdade bípede, fiz a correção no texto. Gracias!

Tereza disse...

Paulo Salazar mostra a verdade sobre o caixa dois do PT no Estado do Rio grande do Sul.

http://www.youtube.com/watch?v=4ll8u-pQr_A

http://www.youtube.com/watch?v=epNGKqWwR28