Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 12 de maio de 2009

Desta Vez, Fidel Pode Ter Razão



Fidel diz que México escondeu gripe para não assustar Obama

O ex-presidente cubano Fidel Castro acusou o México de não alertar a tempo sobre a epidemia da gripe H1N1 para não frustrar uma visita ao país do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em abril.
Fidel, afastado do poder desde que ficou doente há quase três anos, disse em uma coluna publicada na noite de segunda-feira na Internet que agora países como Cuba -- que confirmou seu primeiro caso do vírus H1N1 em um estudante mexicano -- estão sofrendo as consequências.
Cuba suspendeu há duas semanas os voos a partir de e para o México, irritando autoridades mexicanas. O presidente Felipe Calderón disse que poderia cancelar uma visita à ilha programada para este ano.
"As autoridades mexicanas não informaram ao mundo a presença da gripe esperando a visita de Obama. Agora ameaçam suspender a (visita) do presidente Calderón", escreveu Fidel, de 82 anos, na página oficial do governo cubadebate.cu.
"Neste momento, nós e dezenas de outros países pagamos o preço e ainda nos acusam de medidas lesivas ao México", acrescentou.
A visita de Calderón a Cuba é amplamente considerada um sinal de que os dois vizinhos superaram as rusgas diplomáticas que quase provocaram um rompimento das relações sob o governo do mexicano Vicente Fox.
A epidemia de gripe teve seu epicentro no México, onde causou a morte de ao menos 56 pessoas.
Segundo reportagens, os primeiros casos de identificação do vírus H1N1 coincidiram aproximadamente com a visita de Obama à Cidade do México, em meados de abril.
O México criticou na semana passada Argentina, Cuba, Equador e Peru por cancelar seus voos ao país. Calderón disse depois que a decisão de Cuba precisava de embasamento.
"Agora ficamos como injustos, sem fundamentos técnicos, e país hostil ao povo do México", acrescentou Fidel em um texto intitulado "O que passou na minha mente".

2 comentários:

PoPa disse...

Sinceramente, Maia, não acredito que os gringos deixariam algo como isto passar em brancas nuvens. Qualquer sinal de epidemia no México seria detectada pelos especialistas americanos. E Fidel nunca tem razão!

ZEPOVO disse...

O México é o quintal dos fundos dos EUA. Dependência total. Com a crise mais a gripe podem ter feito alguma tentativa de ocultar o fato.
Acredito que demoraram para reconhecer a epidemia por falhas nos postos de saúde