Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Teremos Menos Opções....



O presidente da Perdigão, Nildemar Secches (esq.), e o presidente da Sadia, Luiz Fernando Furlan, posam com uma camiseta do Corinthians que estampa a marca Brasil Foods (BRF), criada a partir da fusão das duas empresas, em São Paulo. A nova companhia se tornará a maior produtora e exportadora mundial de carne de frango .

Posso estar errado, mas não acho bom para o consumidor e mercado brasileiro a formação dessa nova companhia Brasil Foods (BRF), que vai entrar no lugar da Sadia e da Perdigão.

Pensem bem, foi bom para o Brasil a fusão da Brahma e da Antártica e a criação da AMBEV? O que ocorreu, nas cervejas, é a concentração quase que exclusiva do mercado nos produtos da AMBEV que começou a adquirir pequenas empresas por ai: a Bohemia, a Serramalte, a Polar etc. É certo que cervejas importadas (eu gosto da Stela Artois) estão a nossa disposição. Mas considero isso pouco, até porque tinhamos no Brasil, antes da AMBEV, outras cervejas importadas como a Carlsberg (Também gostava) e que saiu do mercado. E a Antártica, ops a Ambev, tirou do mercado seu melhor produto, a tal da Pilsen, para não competir com a Brahma Extra.

O governo do PT, que sempre atacou o neoliberalismo, parece gostar de aprovar fusões e incorporações. Na verdade, no caso da BRF, não está havendo fusão, mas incorporação da Sadia (que não vinha bem das pernas) na Perdigão. É a Perdigão que está colocando dinheiro para adquirir a Sadia e formar uma empresa que vai praticamente ter o monopólio (CADE do PT onde está você? ) do setor de presuntos, apresuntados, mortadelas, frangos e peitos de peru. E tudo isso incentivado com o patrocínio de dinheiro público do governo do PT, via BNDES.

O mesmo ocorreu com a incorporação da BrT na Oi, quando o governo do PT foi além, porque mudou a lei de concessões (da época de FHC) e que impedia que duas empresas de telefonia fixa atuassem em regiões diferentes. E depois FHC que era neoliberal....

3 comentários:

Charlie disse...

Uma das poucas intervenções governamentais aceitas por qualquer liberal que se preze diz respeito ao controle para não formação de monopolios e oligopolios. Nosso governo intervencionista falha na mais elementar intervenção.

Estranho

Carlos Eduardo da Maia disse...

Belo comentário, Charlie....

Laguardia disse...

Concordo com o Charlie. Mas nosso governo de esquerda é monopolista. Vejam o esforço que faz para manter o monopólio do petróleo, a condenação que faz das privatizações das Teles que tantos benefícios trouxeram ao povo brasileiro. Hoje são 122 milhões de telefones celulares.

Veja o que Lula fez ao mudar a lei para permitir a união da Oi com a BrT.

Acho portanto que o governo permite estes monopólios de caso pensado. No futuro é mais fácil de estatizar.