Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 8 de maio de 2009

A Meio Caminho da Ditadura


Chávez afirma que críticas europeias fedem "a podre"

O Parlamento Europeu aprovou ontem resolução na qual acusa o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de "concentração de poder e autoritarismo crescente" e cita recentes ordens de prisão contra líderes opositores.

Em resposta, o presidente disse à noite que a resolução europeia era um "lixo e "cheira a podre"."Não nos importa [o que dizem] o Parlamento Europeu ou a direita europeia. Aqui somos livres e não nos importa nada", afirmou Chávez, durante reunião ministerial transmitida em cadeia nacional obrigatória de rádio e TV.O texto aprovado pelos parlamentares do bloco europeu exorta o mandatário a conduzir seu comportamento político "pela via do diálogo, do respeito ao Estado de direito e da legalidade constitucional".A resolução cita os casos do prefeito licenciado de Maracaibo, Manuel Rosales, exilado no Peru após mandado de prisão contra ele, e do ex-ministro da Defesa Raúl Baduel, que está preso acusado de corrupção.Segundo o texto, a escalada autoritária está levando "ao acosso, à ameaça, à intimidação e à perseguição política e penal da oposição, de seus prefeitos e governadores eleitos democraticamente, do movimento estudantil e de jornalistas".Não é a primeira vez que o Parlamento Europeu emite resoluções contra a Venezuela. Há cerca de dois anos, criticou duramente o governo Chávez por ter retirado o sinal aberto da emissora oposicionista RCTV.


Folha de hoje.

Um comentário:

Charlie disse...

Eu sempre digo que eh o que esta acontecendo na Venezuela nos ultimos anos eh uma chance de ouro para minha geracao ver como acontece a implantacao um regime totalitario. O regime pode tanto vir de um golpe rapido e violento, revolucionario, ou por um longo processo de solapacao das liberdade e da concentracao do poder em uma figura ou em um partido.

O Brasil eh um caso peculiar. O executivo manda e desmanda como bem entende, mas o Congresso e as eleicoes mantem um fino verniz de democracia. Mas o verniz parlamentar esta perdendo o efeito com uma velocidade assustadora...