Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 5 de maio de 2009

A Cegueira Radical do DG




O Diário Gauche diz que o presidente do Irã, o complicado Ahmadinejad, está alçado a um novo status geopolítico e que Chávez e Lula se antecipam aos novos eventos diplomáticos internacionais, porque estão estreitando os laços com o país asiático, uma vez que Obama também tem a intenção de conversar e manter relações com o líder iraniano.

Na verdade, trata-se de comentário criticando movimentos da sociedade civil brasileira que estavam organizando protestos contra a presença de Ahmadinejad em terras brasileiras. Ora, se fosse o MST que estivesse organizando esse protesto, o DG seria o primeiro a abraçar a causa. Mas como não é.....

Diz o DG:

Não tenho nada contra as pessoas que protestam. O protesto público é uma expressão da sociedade de massas. Entretanto, aqueles que protestam devem fazê-lo sob a inspiração de uma pauta justa, politizada e que corresponda à realidade dos fatos.Subitamente no Brasil, passa-se a assistir no PIG – muito mais do que nas ruas, propriamente – ecos de protestos artificiais contra o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad (dir.), já que o líder asiático chega ao Brasil na próxima quarta-feira.

Engraçado, eu não vi nenhuma manifestação dessas contra Israel, por este país, dirigido por protofascistas (e racistas), ter bombardeado incessantemente as populações civis da Faixa de Gaza, meses atrás.


Meu comentário: O DG revela total desconhecimento acerca da ditadura religiosa imposto pelo governo dos Aiatolás. A crítica que Ahmadinejad fez a Israel é fichinha perto de todas as arbitrariedades que o governo iraniano faz contra as minorias e contra a liberdade de opinião.Ahmadinejad é o símbolo maior de uma ditadura assassina que certa esquerda não gosta de enxergar, porque não convém. Se o Feil fosse iraniano e editasse no Irã algo semelhante ao blog DG com as críticas que faz ao governo Yeda estaria na prisão torturado e talvez morto. É possível verificar quando um país vive uma ditadura contabilizando os refugiados, asilados e exilados. Quantos tem o Irã? Zilhões e zilhões. O Irã vive uma ditadura e o DG é cego.


O que o DG gosta de fazer é patrulha ideológica. Ontem se criticou os cabelos artificialmente alisados da Sra Obama, se criticou o Nei Lisboa porque cantou em evento bancado por papeleiras, se criticou o prefeito de Canoas que gosta de fazer alianças e a lista vai longe. Hoje se critica os movimentos (que também são populares) e intelectuais, inclusive de esquerda, que organizam vaias contra a presença de um ditador no Brasil. Como qualquer patrulha ideológica o DG adora fazer vistas grossas, porque divide o mundo de acordo com o que interessa e o que não interessa. Hoje interessa o Ahmadinejad, não importando os sangues derramados em terras iranianas. O que importa é o discurso que ele fez contra Israel, mas isso é café pequeno. Se critica aqui e muito além da conta, o governo Yeda do PSDB, pede-se o impeachmente e o escambau; mas o DG silenciou sobre o escândalo do mensalão que envolveu 40 membros do governo Lula e que foi denunciado pelo Joaquim Barbosa. Quem resmungava contra o mensalão era gente do PIG e era tido como golpista. A verdade, como diz o grande Sándor Marai, não é bem essa. Não vejo virtude em apoiar atitudes radicais, como confessou o dono do DG em recentemente mensagem no Blog. Dizem que radicalismo é bom. Eu achava isso quando tinha 18, 20 anos. Aprendi que a tolerância é virtude e seu caminho nunca está nas extremidades. E o caminho de Ahmadinejad é pelos extremos.


Hoje o DG critica o Movimento de Justiça e Direitos Humanos no RS que estava organizando uma manifestação contra a presença de Ahmadinejad no Brasil. Diz o Blog:


Há tempos os boatos varavam Porto Alegre, o de que o Movimento de Justiça e Direitos Humanos está submetido e hegemonizado a um certo círculo sionista guasca.Pois, numa confirmação ainda empírica, sujeita a comprovação cabal, eu recebo agora pela manhã a convocatória acima (ver fac-símile), através de e-mail. A mensagem eletrônica está endereçada, igualmente, a dezenas de pessoas físicas e entidades conhecidas de Porto Alegre.Será que o MJDH do Rio Grande do Sul, de tantos serviços e lutas prestadas à causa dos Direitos Humanos no Sul do País, está chafurdando nessa ideologia atrasada, racista, intolerante e excludente, que é o sionismo?


Meu comentário: O movimento de direitos humanos não pode ser refém de patrulhas ideológicas. Ele deve criticar tanto as prisões de Guantânamo como as prisões de Havana. O pessoal dos direitos humanos tem a obrigação de criticar os excessos de Israel e dos americanos no Iraque, bem como a intolerância do Hammas e do governo do fundamentalimo religioso dos Aiatolás no Irã. Direitos humanos não tem que ter lado idelógico. Ele não pode ser instrumento de doutrinação nem de direita e nem de esquerda. O monumental Sándor Marai foi vítima exatamente da patrulha ideológica de esquerda que o considerava burguês e por isso foi viver na Califórnia até o ano de 1989, quando decidiu acabar com sua vida. Nunca mais voltou a Budapeste e infelizmente não assistiu a queda do muro de Berlim, o que lhe daria a oportunidade de regressar. Milhões de iranianos estão na mesma situação de Sandor Marai, mas isso não pode ser comentado.... Ou pode?

2 comentários:

PoPa disse...

Eu não sou sionista nem anti-sionista. Acho que este tipo de posicionamento em nada ajuda ao bom convívio humano e comunitário. Mas não dá para criticar Israel na defesa de seu espaço. Não dá para aceitar que alguém bombardeie suas cidades e se fique quieto. Não dá para aceitar um líder dizer que vai riscar Israel do mapa!

Apesar de não concordar com a manifestações manipuladas, acho que esta cumpriu sua tarefa, de mostrar ao mundo, que ainda se tem um pouco de sensibilidade, aqui no Brasil. Receber um cara que demonstrou seu racismo em plena reunião da ONU - CONTRA O RACISMO - era uma demonstração de apoio à causa dele.

Todo racismo é imbecil! Inclusive o que se acostumou chamar de "racismo positivo".

Anônimo disse...

Maia,
O cara do DG é doente. Nada mais explica os raciocínios mirabolantes que eles faz.
Chico Bento