Portanto, senhoras e senhores, voto facultativo já!!!!
Quando o tema é corrupção, a maioria dos entrevistados, 69%, afirmou desconhecer casos de compra e de votos. Eu, esse ingênuo ser, também nunca viu compra de votos. Mas deve existir por ai.
E os partidos políticos patinam neste Brasilsão:
A pesquisa também mostra que o partido político tem pouco peso na escolha do eleitor. Apenas 10% dos eleitores afirmaram que escolherão os candidatos nas próximas eleições mais pelo partido, enquanto 76% levarão em conta "mais a pessoa".
Na escolha do candidato, o critério considerado mais importante foi a proposta de trabalho, seguido pelos benefícios para a sua comunidade e a experiência do político. Esses três critérios são considerados importantes ou muito importantes para cerca de 90% dos entrevistados.
Já o partido político tem importância apenas para 54% dos eleitores.
E essa pesquisa também corrobora aquilo que o livro Cabeça do Brasileiro, do sociólogo Alberto Carlos Almeida já enfatizava. Existe sim uma tendência dos eleitores de quererem obter benefícios pessoais junto aos políticos eleitos:
Cerca de 95% dos entrevistados disseram considerar como obrigações dos vereadores discutir e aprovar leis e fiscalizar as contas das prefeituras.
Mais de 80% também listaram como obrigações, no entanto, ajudar a resolver problemas com órgão públicos e pagar despesas de hospital e enterro para pessoas necessitadas.
Em relação aos prefeitos, essas questões sobre assistencialismo são destacadas por cerca de 85% dos entrevistados.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 de junho e 6 de julho, com 1.502 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário