Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pra Que(M) Serve o Teu Conhecimento?



A ditadura do politicamente correto definitivamente tomou conta do campus da UFRGS.

Num dos prédios da Universidade uma estudante fez o grafite acima, com a frase: Pra que(m) serve o teu conhecimento?

Muito lindo e bacana, o estudante, por conta própria, toma conta de uma parede universitária e faz um grafite e -- por incrível que pareça -- a UFRGS liberou o grafite sob o argumento de que “antes de ser vandalismo, é um ato de extremo instigamento ao pensamento crítico, eivado de indagação filosófica que não desmerece o patrimônio” – seria um grafite, e não uma pichação", conforme matéria da ZH de hoje.

Então, a permanecer essa lógica caduca, o estudante neoliberal poderia muito bem fazer um grafite em uma parede da UFRGS dizendo: "O neoliberalismo é lindooooo" ou o "Teu Conhecimento é bom para ti mesmo."

Sobre a frase em si: Pra que(m) serve o teu conhecimento? Ela induz a uma certa reflexão de que os estudantes estudam para servir a alguém, como se o estudo fosse algo alienante, como se o conhecimento adquirido pelo estudo virasse, necessariamente, uma mercadoria. E o burocrata da UFRGS - hipnotizado por essa reflexão genérica, diz que existe ali naquela frase uma mensagem interessante, absolutamente crítica e que isso, por essas razões, não pode ser considerado vandalismo.

O que irrita da ditadura do pensamento correto é a mediocridade de sua linha de argumentação.

Isso é muiiiiito irritante.

Um comentário:

Laurene disse...

Carlos Eduardo, que idéia foi essa de que o Laerte é sopão ideológico? Ele é justamente o antípoda do Olavo de Carvalho. Quem mistura, faz sopão é o Caetano, por exemplo. Mas Laerte segue uma linha.