Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Petrosal e Petrossauro



Leio que o senador petista Delcídio Amaral - PT-MS está se posicionando contra a criação de uma nova estatal, a Petrosal


Setores do governo pensam em formar uma nova empresa estatal brasileira para explorar as reservas de petróleo conhecidas como pré-sal.


Disse o senador:


"Acho que precisamos avançar mais antes de tomar posição... não falaria de forma peremptória que é preciso uma nova estatal. Acho que começa mal com o nome Petrosal. Para virar Petrossauro é pá e bola".

Pois é, no empreguismo e na corrupção que sempre ocorreram nas nossas estatais, também pode ser pá e bola.


E a politização desse debate, segundo o senador petista pode atrapalhar o país:


"Vejo isso (politização) com preocupação. É necessário mudar a legislação em vigor, mas isso tem que ser bem estudado, analisar alternativas e modelos disponíveis para verificar o que melhor para a realidade brasileira. Precisamos aprofundar o assunto".


Também acho que o debate deve ser aprofundado. Os conceitos de soberania mudaram. Não se pode aplicar - aqui e agora - velhos e surrados conceitos. Soberania para quem? Para os donos do poder? Para os de sempre? Para os novos companheiros? O assunto não é apenas geopolítico. Há interesses ocultos como sempre ocorreu na história deste país. E os interessados estão em diversas frentes.


Investimentos em educação e saúde podem ser feitos com a receita da venda do petróleo. Chávez faz isso. Mas ele vai além da conta. Utiliza esses valores para outros fins, como alimentar os políticos, companheiros e guerrilheiros de sua frente de pensamento. Quando o governo - por si só - detém o monopólio da fonte de renda, ele se acha no poder supremo de fazer tudo o que vem a mente, inclusive calar pontos de vista. A gente sabe.

Então, como dizem os paulistas, essa, também, não é apenas uma decisão política e ideológica, mas também econômica.

A pergunta fica no ar: vale a pena ao Brasil e aos brasileiros abrir mais uma nova estatal, totalmente estatal, para explorar o pré-sal?

5 comentários:

José Elesbán disse...

É uma ótima pergunta. Mas vi em algum outro blog por aí que a ministra Dilma defende um modelo semelhante ao norueguês, que tem sim, duas estatais.
E não estou dizendo que isso deva ser feito aqui.

PoPa disse...

Na escala de corrupção mundial, a Noruega está entre as primeiras - as que não têm, ou tem pouca, corrupção. Poderíamos importar esta formula deles...

Na verdade, a tecnologia de exploração profunda é da Petrobrás - lider mundial neste campo. Esta nova estatal contrataria a Petrobrás para este serviço?

PoPa disse...

Ainda: a tal estatal norueguesa tem apenas 60 funcionários. A Petrosauro teria este número, também????

José Elesbán disse...

Eu duvido que uma nova estatal para isso tenha apenas 60 funcionários. E não sei se existe tecnologia para exploração em níveis comerciais de petróleo em tamanha profundidade.
Mas os modelos estão sendo examinados.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Então, vamos aguardar, mas devemos estar sempre alertas e vigilantes. Né mesmo?