Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O Incrível Contraste Entre as Obras Públicas e Privadas em Porto Alegre

Em Porto Alegre, enquanto a obra pública da ampliação da pista do Salgado Filho patina pela burocracia que não consegue assentar as famílias das vilas próximas....



A obra privada do shopping da zona sul deslancha....

É impressionante como as obras públicas patinam no Brasil e em especial em Porto Alegre.


Não lembro quanto tempo se houve falar na ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho. Faz zilhões de anos. E a obra ainda não saiu. Ela é fundamental para que no aeroporto as grandes aeronaves possam aterrisar, sobretudo as de carga.


Mas essa obra não sai e por que não sai?


É que no local existem as vilas Dique e Nazareth e é necessário fazer a remoção das famílias que ali moram. Essa remoção é esperada desde 1997. Estamos em 2008.


Essas famílias serão removidas para uma área perto do Porto Seco, na capital gaúcha, e houve duas licitações para esse fim, mas nenhuma empresa se interessou em participar.


O valor destinado pela União para assentar essas famílias, 19 milhões, parece ser insuficiente. A Prefeitura de Porto Alegre resolveu bancar mais 5 milhões. Talvez agora - com essa injeção de graninha municipal - as empresas se interessem em participar do certame.


Essa noite o aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre ficou inativado por 9 horas. É que não existe na cidade que quer ser a capital do Mercosul um sistema adequado e seguro para pouso de aeronaves por instrumento. Dizem que esse sistema já foi adquirido e se encontra numa sala fechada no aeroporto. Por que não instalam esse maldito sistema?


É impressionante como as obras e os serviços públicos patinam neste país.


Em compensação, quando se trata de obra privada, ela parece deslanchar com maior facilidade. Está previsto para o fim deste ano a inauguração do novo shopping de Porto Alegre, o barrashopping sul. A área onde está sendo construído o empreendimento era tomada por favelas. O dinheiro privado bancou o assentamento de todos aqueles moradores para outros locais. O dinheiro privado está bancando a construção das grandes avenidas ao redor do shopping. E isso está sendo feito sem burocracias e em tempo razoável. A obra, com toda a certeza, vai impulsionar a carente zona sul de Porto Alegre.

Nenhum comentário: