Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Raias da Intolerância


O nadador iraniano Mohammad Alirezaei não pode competir ontem em Pequim, porque na outra raia havia um nadador israelense, Tom Beeri.
Um protesto polêmico marcou a prova dos 100m peito na manhã deste domingo (horário de Brasília), nos Jogos de Pequim. A raia um, que deveria ser ocupada pelo iraniano Mohammad Alirezaei, estava vazia. O motivo: um israelense (Tom Beeri) estava na raia 7, e a proximidade entre os dois seria inaceitável para o país árabe.

Antes da prova, o secretário do Comitê Olímpico Iraniano afirmara que não seria um problema se o nadador do país competisse nos 100m peito, pois não ficaria cara a cara com o israelesnse. E garantiu que não haveria boicote - embora o presidente Mahmoud Ahmadinejad tenha dito que Israel deveria ser "varrida do mapa".

Não é a primeira vez que o Irã se recusa a enfrentar Israel, país com o qual possui um histórico de problemas políticos no Oriente Médio. Em Atenas-2004, o judoca campeão mundial Arash Miresmaeili não aceitou competir com Ehud Vaks logo na primeira rodada.

Nenhum comentário: