Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vem ai uma dor de cabeça

Fernando Lugo toma posse amanhã como Presidente do Paraguai. Ele prometeu mudar muita coisa. Vamos ver.

Paraguai quer rever contrato de Itaipu

Afirmação é do novo diretor do país na hidrelétrica, Euzébio Alvarenga
O novo governo do Paraguai pretende forçar a revisão pelo Brasil do contrato da usina binacional de Itaipu. A informação é do advogado Euzébio Alvarenga, indicado para ser o novo diretor jurídico da representação paraguaia na hidrelétrica. Confira alguns trechos da entrevista com Alvarenga:


Zero Hora - Quais são os planos do governo para Itaipu?

Euzébio Alvarenga - Nós vamos levar adiante a recuperação da soberania energética. Nós entendemos que existe uma desigualdade em matéria de benefícios da binacional. A direção de Itaipu (representação paraguaia) vai se encarregar de tratar de abrir a entidade binacional para que ela se converta em uma entidade em que se conheça o manejo, o funcionamento e que se tenha um controle dos benefícios que a usina produz.

ZH - Por que existe desigualdade de benefícios para o Paraguai?

Euzébio - Ela existe desde o momento em que o contrato foi firmado, há mais de 30 anos. Para nós, se trata de um contrato leonino, é uma espécie de contrato de adesão que foi imposto ao Paraguai. É por isso que, na medida de nossas possibilidades, nós entendemos que se trata de uma binacional e qualquer decisão não passa por uma determinação unilateral da direção paraguaia. A questão é que devemos gerar um diálogo sincero.

ZH - Haverá rupturas com o governo brasileiro? Euzébio - De maneira alguma. A intenção não é essa. Pelo contrário. Nós queremos conciliar interesses dois lados.


Reportagem de Daniel Scola para Zero Hora.

Nenhum comentário: