Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Questão Racial Não Vai Decidir a Eleição Americana

A chapa democrata para a corrida presidencial americana: Barack Obama e Joe Biden

Esta corrida não é sobre a questão racial

Artigo de Matt Bai no New York Times, saiu na Folha de hoje.

Como muita coisa na campanha presidencial nos EUA, a busca de um vice por Barack Obama ocorreu à sombra da questão racial. Antes da decisão, uma série de pesquisas mostrou Obama e John MCain quase empatados, e muitos democratas e alguns jornalistas adotaram um mantra: os brancos de renda mais baixa resistem a Obama por ele ser negro."O ponto fraco para ele são os eleitores brancos, sobretudo os mais velhos", escreveu John Heilemann na "New York". "Será que não é um pouco possível que Obama seja contido pelo fato de ser, sabe como é, negro?"Todos os supostos favoritos a vice na chapa democrata, inclusive Joe Biden, o escolhido, eram vistos como alguém que faria a ponte entre Obama e o eleitor branco cético. O raciocínio dos líderes democratas era o de que Obama precisava de um companheiro que o validasse, um cara branco e pé-no-chão que atestasse, sobre o presidenciável: "Esse cara é tão americano quanto eu".Assim que o nome de Biden foi anunciado, os comentaristas não tardaram a dizer que ele não só agregava experiência em política externa como apelo a homens brancos de classe operária. O discurso em que Biden aceitou a posição não economizou alusões a suas raízes católicas e irlandesas na Pensilvânia nem aos "bombeiros, policiais, professores e operários com quem cresci".Sem dúvida, Biden, senador conhecido por não ser politicamente correto, causará forte impressão ao eleitorado branco operário. O problema é que há vários motivos para crer que a raça de Obama não seja o obstáculo intransponível à sua candidatura que muitos analistas parecem achar que é.A tese de que é a cor que impede o avanço de Obama depende de uma premissa simplista. Seus proponentes argumentam que o democrata deveria ter uma vantagem de dois dígitos a esta altura da campanha e que o fato de isso não estar acontecendo só pode ser explicado pelo racismo latente dos eleitores mais velhos.Afinal, o presidente republicano é profundamente impopular, e até o mais burro dos eleitores deveria ver que Obama é um candidato melhor que McCain.
Mas essas suposições não procedem. Embora seja possível que a raça de Obama lhe custe alguns eleitores, é também verdade que o eleitorado que votou nas duas últimas eleições se dividiu quase igualmente entre os dois partidos majoritários. Seria desafiar as leis da política afirmar que os republicanos moderados e os conservadores independentes deveriam rejeitar McCain (candidato que muitos deles preferiam em 2000) apenas porque não gostam de George W. Bush.Em segundo lugar, Obama enfrenta obstáculos genuínos mais salientes que sua cor. Sob qualquer critério, ele exibe experiência modesta em cargos eletivos e quase nenhuma em política externa. E representa não só um marco racial na vida norte-americana como um salto de geração. Há motivos legítimos para que alguns eleitores brancos mais velhos demorem a decidir votar nele.Seria ingênuo sugerir que a raça não afetará a eleição.Mas o risco para os democratas é que suas profecias sombrias de preconceito acabem sendo auto-realizáveis.Desde 2000, muitos progressistas têm exibido desprezo pelo eleitor branco menos escolarizado que vota "contra seus interesses econômicos". Mas o certo é que caricaturar uma dada fatia do eleitorado deve torná-la ainda menos inclinada a votar nos democratas. E essa conversa toda sobre racismo dificilmente ajudará.

Um comentário:

ZEPOVO disse...

A raça é muito influente nos EUA, aqui no Brasil também, mas lá os negros estão em pé de igualdade real com os brancos. No Brasil vamos ter que esperar mais um pouco mas estamos indo muito bem, já temos profissionais liberais, autoridades e empressários negros.
O que vale é a competência que vem da educação. Escolas, muitas de boa qualidade, a chave de tudo....