Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Os Tentáculos das FARC no Brasil


fac-símile da edição da revista colombiana Câmbio, o dossiê brasileiro.

Quando o exército colombiano apreendeu o computador pessoal de Raul Reyes das Farc muita gente duvidou de que as informações ali contidas fossem verdadeiras. No computador de Reyes tinham muitas informações. Dizia-se que Chávez havia colaborado com milhões de dólares para as FARC, as amizades com o presidente do Equador e, até mesmo, as mensagens do computador de Reyes ajudaram a Interpol a prender o russo Viktor Bout, o senhor das armas em hotel na Tailândia. Agora novos tentáculos das Farc surgem com pessoas no Brasil, denunciadas pela revista Colombiana Câmbio. Reportagem inteira no original aqui. E muitas dessas pessoas são muito próximas do círculo do governo Lula: Zé Dirceu, Gilberto Carvalho, atual chefe de gabinete do Presidente, Selvino Heck, assessor de Lula, Marco Antônio Garcia e Celso Amorim, ministros de Lula. E outras pessoas como o jurista Dalmo Dallari, o famoso procurador que anda tão quietinho no governo Lula, Luiz Francisco de Souza e até mesmo o Desembargador Portanova, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, é mencionado e o Juiz não nega os contatos, com base em entrevista que concedeu a Zero Hora.

Disse Portanova na Zero Hora de hoje:

Zero Hora - Como começou seu contato com as Farc?
Rui Portanova - Foi quando o governador Olívio Dutra (PT) recebeu no Palácio Piratini um representante das Farc (Hernán Ramírez, em 1999). Pediram contato com algum juiz de esquerda, sobrou para mim. (Risos.) Sempre fui conhecido como alternativo, apesar de não ter vínculos com partidos. Afinal, sou juiz. Recebi o sujeito no meu gabinete no tribunal. Perguntei a ele como estavam, como viviam na selva, se tinha como ir. Disse que conhecia bem os acampamentos do MST...
ZH - O senhor se ofereceu para conhecer os acampamentos da guerrilha?
Portanova - Sim, sim. Queria ver como sobrevivem. Como eu tinha algumas milhagens de avião sobrando, me ofereci para bancar a própria viagem. Aí mantive contatos por e-mail, durante meses. Quando estava para sair a viagem, deu um problema de data, não lembro bem. Acabei nunca indo. Fiquei com um pouco de medo, para ser sincero. O revolucionário brasileiro e gaúcho aqui, que chamam de juiz comunista, acabou se borrando todo, tchê. (Risos.)
ZH - Por quê?
Portanova - A coisa não estava boa por lá. A tal "zona liberada" tinha acabado. Aí não fui. Mais uma que perdi. Outro foi o Chávez, por quem assinei um manifesto em favor da reeleição. Ele esteve em Porto Alegre e até recebi convite para almoçar com El Gran Comandante. Mas aí estava na praia. Acabei não vendo o grande comandante.
ZH - O senhor acha normal um desembargador brasileiro manter contatos com uma guerrilha? O senhor contribuiu com dinheiro para as Farc?Portanova - Acho normal, foi por curiosidade. Não contribuí com dinheiro, apesar de muito juiz de direita contribuir com deputados por aí.

Ou seja, Portanova teve sim contatos com as FARC e essas informações estavam no computador de Reyes. Portanto, aquela tão questionada fonte é verdadeira.

Um comentário:

PoPa disse...

"Juiz de esquerda", "juiz de direita"... que papo é esse???