Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 28 de outubro de 2008

Multifaces


Ontem o filósofo Sylvère Lotringer, na sua palestra no Fronteiras do Pensamento, disse que o indivíduo não é mais único, ele tem várias facetas, sobretudo quando está na frente do computador.

Uma pessoa são várias.

O indivíduo -- que tem suas profissão, seus laços familiares, seus amigos, seu círculo social, seu trabalho -- não é mais individual.
Esse ser único e múltiplo tem hoje condições de incorporar outros personagens, sobretudo quando está na frente do computador, protegido (protegido?) pelo anonimato.

E essa multiface (podemos dizer assim?) está se espalhando.

Aumenta - em progressão para lá de geométrica -- o número de pessoas que inventam personalidades, utilizam nicknames para entrar nos orkuts, nos msn, nos chats, nos blogs.

Fazem isso para desopilar, para agregar conhecimentos, para se divertir, para curtir, para viver ou esquecer a vida.

2 comentários:

Bípede Falante disse...

Quanta gente infeliz. Ter de ser outro para existir é, no mínimo, um desastre, para não dizer uma grande mentira. A gente tem de se reinventar todos os dias, tem de se adaptar, flexibilizar e transformar, mas de um modo verdadeiro, que contribua para quem somos e o que somos e não que nos ponha de lado em nós mesmos.

Renato Gimenes disse...

Bípede Falante tem um blog bem legal mas no comentário mostrou seu lado Neanderthal...

Dizer que "Eu" é um "outro", mais do que jogos de linguagem "pós-estruturalista" (e aqui uma resposta à sua pergunta: é um rótulo, nada mais do que isso, porque é mais exato em falar de Filosofia da Diferença) significa que o simples fato de se "reinventar" - e mesmo a capacidade para tanto - advém do fato de que, ao pensarmos sobre nós mesmos, ao mudarmos, ao questionarmos nossas próprias posturas éticas, produzimos um distanciamento e uma crítica. Nos estranhamos, deixamos de ser uma unidade, quebramos uma identidade que julgamos tão coerente, tão simples.

O que é ser outro? Não sei se você atinou para isto, mas a resposta está aí no seu Blog. Onde? Na frase de Walt Whitman... Se entendeu esta frase, parabéns, entende "pós-estruturalismo", Filosofia da Diferença, Antropologia, Carlos Fuentes, Gilles Deleuze etc.etc. reticências.

Reitero: muito legal seu blog.

Abraços