Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 18 de outubro de 2008

O Brucutu


Querem saber minha opinião sobre o coronel Paulo Roberto Mendes?
Está ai abaixo no artigo do Humberto Trezzi na ZH de hoje.

Bicho-papão da Yeda


Quando querem atingir Yeda Crusius e sempre querem, por uma questão ideológica , os movimentos sociais, sindicais e a oposição em geral batem no coronel Paulo Roberto Mendes. Porque ele é o alvo mais visível. Porque usa farda, o que desperta antigos ressentimentos. Porque não mede palavras. Porque está sempre pronto para discutir com aqueles a quem chama de baderneiros. É o bicho-papão da governadora.Mendes argumenta que apenas cumpre a lei, ao reprimir protestos que atrapalham a vida da população. De fato, cabe mesmo à BM impedir que avenidas ou portas de banco sejam bloqueadas por manifestantes. Afinal, ao direito de protesto, cabe também o direito do cidadão de entrar no estabelecimento e circular pelas vias públicas.Os problemas das ações coordenadas por Mendes são dois. Um deles é o excesso. Se os PMs já retiraram da porta do banco os bancários, por que continuar batendo? Por que não tentar o diálogo, antes de bater (se o manifestante se dispuser ao diálogo, bem entendido)?
O segundo dilema é que Mendes trata como criminosos os manifestantes. Ora, a lei até pode considerar que os ativistas cometem um delito ao bloquear acessos, mas a lei está aí para ser interpretada. As relações humanas são pautadas pela política e protesto político não é o mesmo que assalto à mão armada.Mendes faz questão de liderar pessoalmente as barreiras contra os manifestantes políticos. Com isso, vai estar lá no dia em que um dos ativistas morrer ou ficar seriamente ferido. E será responsabilizado diretamente por isso. Não seria melhor para todos se o coronel reservasse sua louvável energia para estar na linha de frente do combate ao criminoso profissional?
A criticada tropa de choque do coronel Mendes

3 comentários:

Anônimo disse...

Gosto da forma energética que o coronel Mendes toca a coisa. Infelizmente protestos são um transtorno na vida dos cidadãos, e no Brasil praticamente não se faz uma manifestação que não seja necessário a choque para debandar. "Dialogar" com manifestantes é cousa que não funciona, não há policial que desconheça isso.

Independentemente se os manifestantes são do MST, professores OU MESMO COLEGAS POLICIAIS. A choque manda dispersar, não dispersou? Porrada. E assim caminha a humanidade.

Anônimo disse...

O dia que algum ativista morrer ou ficar seriamente ferido, será triste mas por culpa do ativista. Enfrentar uma barreira da tropa de choque é um risco concreto e real. Pode sim acontecer.

Estou cansado de críticas a violência policial. O resultado da pressão social por uma "polícia menos violenta" a gente viu na última sexta-feira. Com um comandante com medo de ferir um sequestrador por conta das críticas. Gente inocente pagou por isso.

Anônimo disse...

O trecho final é digno de nota: "Não seria melhor para todos se o coronel reservasse sua louvável energia para estar na linha de frente do combate ao criminoso profissional?"

Como assim? Criminoso profissional? Quem pratica crimes "de vez em quando" não deve também ser combatido? Ei! Que horror, cara!