Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Enriquecer é Burrice



O diário gauche de hoje critica, em vermelho bem vermelhado, o cartaz da 54ª Feira do Livro. Eu comento depois.

Criatividade em tempos de crise
Quem será o autor do cartaz publicitário da Feira do Livro de Porto Alegre, edição 2008?
É muito ruim o tal cartaz. Está assinado pela agência de publicidade denominada Matriz. Mostra a representação da fachada de uma casa construída com livros, simulando duas colunatas fake, dois chaminés de lareiras, varanda superior e térrea, evocando uma estética arquitetônica vitoriana/norte-americana.
Nada mais infeliz. A pessoa que concebeu isso teve a criatividade roçando o nível jegue. A crise financeira na qual o mundo chafurda originou-se na farra do crédito fácil baseado em hipotecas do quê mesmo? Ora, de casinhas simpáticas tal qual essa retratada no cartaz da agência Matriz.
E o slogan, então?
“Ler enriquece”. Falando de corda em casa de enforcado. Valoração de mau gosto para a conjuntura bicuda que vivemos. Ler enriquece e uma casinha estilo e-o-vento-levou (hipotecada) ao lado. Este é o cartaz oficial da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Inacreditável.

Meu comentário:

Eu achei bem legal o cartaz da feira do livro. É como se fosse uma casa de Lego feita de livros. Os tijolos são os livros, são os cimentos do nosso conhecimento. Ler capitaliza a nossa consciência, desaliena, nos prepara para a cidadania, nos ajuda a nos incorporar no mercado. E uma casa representa o que todo mundo mais deseja, inclusive aqueles que criticam o cartaz: viver com uma boa qualidade de vida. Todos deveriam ter a mesma possibilidade de morar em uma boa casa e de preferência cheia de livros e de conhecimentos. É uma pena que em um país como o Brasil, onde a capacidade empreendedora ainda é tão pequena, ainda existam pessoas que tenham preconceito com a construção de qualquer tipo de riqueza, inclusive a intelectual. Talvez para esses falte uma leitura de melhor qualidade.

2 comentários:

Bípede Falante disse...

Pois é... o lobo soprou, o lobo bufou e a casinha não derrubou!

Anônimo disse...

Gostei da tua leitura do cartaz da feira do livro. Pena que as pessoas não vêem da mesma maneira.