Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O Dever de Casa


Estou sendo criticado no blog diario gauche porque falei em "dever de casa".
Eu disse o seguinte sobre a situação do Brasil na grave crise mundial:

A verdade é que o Brasil se adaptou a política econômica fácil de levantar os juros quando a crise chega. O inverso do que fizeram os países europeus. É que aqui é diferente. O Estado brasileiro é muito mais pesado, muito mais ineficiente do que os Estados europeus. Nós não fizemos o dever de casa. Não fizemos as reformas que devem ser feitas na chamada constituição cidadã que fez 20 anos e que concedeu ao brasileiro muito direito e pouquíssima obrigação.

Não estou falando em tamanho de Estado, mas em eficiência e gasto. O estado brasileiro bota muito mais dinheiro pelo ralo do que outros estados. E isso tem um imenso custo econômico e financeiro. O Brasil levanta os juros em momentos de crise -- e essa sempre foi a nossa tendência -- exatamente porque não temos nenhuma confiança nos gastos do estado que continua gastando mal e gerando um serviço público ineficiente.

Também sou daqueles que acredita que essa crise está a demonstrar que o Estado tem sim que fiscalizar os mercados e que esses não podem ficar a mercê dos ventos. Mas isso não tem nada a ver com guerra ideológica. A ideologia foi para o espaço faz muito tempo. A questão é que o mercado financeiro mundial precisa de gerenciamento.

Por outro lado, aumento de juros não significa necessariamente dar mais dinheiro aos bancos, porque esses têm que pagar ao Estado, ao Banco Central, o famoso compulsório. Quanto mais os juros aumentam, mais aumenta o compulsório dos bancos. Só que esse compulsório não fica alimentando a pança do gordo banqueiro, mas do ineficiente Estado. Os paises desenvolvidos baixaram os juros e baixaram o compulsório dos bancos. Aqui ocorre o contrário.

Portanto, existe sim dever de casa, assim como existem linguagens para alcançar o desenvolvimento social e econômico. O dever de casa é o passo inicial para aprender o beabá dessa linguagem: ou seja, alcançar o necessário equilíbrio entre receita e despesa. Tal equilíbrio o Brasil, essa imensa casa, não conseguiu alcançar, como bem se sabe...

2 comentários:

Anônimo disse...

"O dever de casa é o passo inicial para aprender o beabá dessa linguagem: ou seja, alcançar o necessário equilíbrio entre receita e despesa."

Com certeza, mas acredito que boa parte da ineficiência de nosso Estado advém justamente do fato dele ser enorme. Um Estado mais enxuto, limitado tende a gastar menos, e torna a fiscalização por parte do povo mais fácil.

Carlos Silva disse...

E sobre o povo do Diario Gauche, quanta sutileza daquele povo na hora de discutir idéias.

rsrs