Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Serra, Anna Karenina e BC


Pintura de Anna Karenina de Clifford Bailey

Serra Diz que Atuação do BC foi Lenta e Imprudente

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fez duras críticas nesta quarta-feira à atuação do Banco Central e disse que a autoridade monetária foi "lenta e imprudente" ao elevar os juros básicos a 13,75% ao ano e permitir a valorização excessiva do real. Na avaliação do governador, ao agir dessa maneira, o BC acabou por "complicar" a situação do Brasil diante da crise financeira dos Estados Unidos.

Serra se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
"Uma questão que complicou a situação do Brasil foi a política do Banco Central, (com) maior juro do mundo e câmbio arrochado, exageradamente valorizado. Isso é evidente que no momento de dificuldade traz problemas porque tende a forçar uma desvalorização maior da moeda, muito acima da média mundial, e evidentemente isto causa mais ansiedade e da mesma maneira acaba mexendo com as bolsas", comentou José Serra.
"Acho que o Banco Central foi muito lento e foi muito imprudente neste ano quando elevou os juros para as nuvens e megavalorizou o câmbio", completou o governador tucano, observando, no entanto, que atualmente, diante da crise, "não adianta olhar para o que passou".

"A gente tem que olhar para frente e procurar uma saída para essa situação, que eu acho perfeitamente exeqüível. Não acho que é a crise final do capitalismo e muito menos do Brasil. Acho que a gente consegue sair dessa situação crítica atuando com prudência e antecipando os acontecimentos, tanto do ponto de vista monetário quanto do ponto de vista fiscal", disse.
Após o encontro, Serra declarou que o governo brasileiro não pode, de imediato, adotar a mesma estratégia dos Estados Unidos e da União Européia de reduzir os juros para conter os efeitos da crise, uma vez que, em sua avaliação, são diferentes as realidades da economia de cada país.


"O Tolstoi, na abertura do livro Anna Karenina, diz o seguinte: 'todas as famílias felizes se parecem, e todas as famílias infelizes são diferentes'. Quando a economia vai bem em todos os países, todos eles se parecem. Quando tem crise, ela é diferente em cada lugar. Então não há uma receita geral para ser adotada. O Brasil tem que olhar o seu lado", afirmou, ressaltando que mantém um "otimismo a médio e longo prazo sempre que se atue direito".

Fonte: Terra Invertia.

Nenhum comentário: