Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Alimentos Para Manter a Indigência




Indigentes que possuem endereço fixo em Porto Alegre, Av. Ipiranga com Santana recebendo alimentos da ONG "Alimentos Para a Vida".
Tudo Errado - ONG Mantém o Status Quo da Indigência

Eu passo direto todos os dias pela Av. Ipiranga em Porto Alegre. E nos últimos meses tenho notado que existe um contingente de moradores de rua com endereço fixo. Sim, com endereço fixo, ali na Av. Ipiranga com Santana. Ali tem uma loja de pneus e sob a marquise eles dormem. Eles não são cinco, nem são dez. Eles são mais de trinta. E todos os dias e todas as noites eles estão ali dormindo enfileirados no frio úmido deste outono quase inverno.

Mas por que eles ficam ali?

Hoje a Rádio Gaúcha fez uma matéria interessante sobre este assunto. Entrevisou os moradores de rua que ficam ali naquele local. Eles se queixam da prefeitura ter fechado, com pedras, o acesso à parte de baixo da ponte sobre o arroio Dilúvio. Indagados por que motivos eles moram na rua e não vão para os abrigos da prefeitura, eles dizem que nos abrigos não se pode beber e fazer outras coisas e que tudo ali tem regras.

Depois ouvi o Kevin Krieger, presidente da Fasc, Fundação de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Porto Alegre e ele esclareceu que existe uma ONG que fornece diariamente comida e refeição para aquelas pessoas exatamente ali naquele local, na Ipiranga com Santana.



Como sou bom detetive nessa web, consegui localizar essa ONG que se chama "Alimentos Para a Vida" e que teu um Blog. As fotografias eu pesquei do Blog. E os responsáveis usam roupas indianas, como se vê acima. Tudo muito exôtico. No Blog pesquei o seguinte post:

Ao longo desses 9 meses do Programa conhecemos muitas pessoas, fizemos muitos amigos, aprendemos muitas coisas e já temos muitos "clientes" fiéis.
Os pontos de distribuição acolhidos pelo programa em todas são: o viaduto da conceição - lugar onde circulam muitos carroceiros, papeleiros e moradores de rua; a praça da matriz - aos redores da praça existem muitos morades de rua, sempre de baixo de marquizes de prédios, calçadas, bancos e na Av. Ipiranga com Santana - todas noites mais de 30 moradores se acolhem na frente de uma loja, na calçada, fazem de lá sua casa, são todos muito amigos, sempre nos recebem muito bem.

E, portanto, esses moradores de rua não querem nem saber de ir para abrigos e albergues que a prefeitura fornece, com banho, comida, pouso e outros serviços sociais, inclusive preparação para a cidadania e para o mercado. Eles preferem ficar como donos daquele espaço público onde todos dias recebem comida de uma ONG e podem dormir embaixo da marquise de uma loja.

Tudo errado. Uma ONG não pode distribuir comida diariamente no meio da via pública. Quer fornecer comida aos indigentes ? que tenha uma estrutura adequada para isso. Ponte não é habitação digna para nenhuma pessoa. A Prefeitura fornece comida e pouso nos albergues públicos, os quais, dizem, nunca estão cheios, porque os moradores de rua preferem ficar na rua, onde têm mais liberdade de fazer o que quiserem. Isso não ocorre nos albergues.
É por esses motivos, que não se deve dar esmolas e comidas para os indigentes. Quem tem de fazer isso é o serviço público ou ONGs cadastradas e bem estruturadas. Essa ONG "Alimentos Para a Vida" está, na verdade, tirando essas pessoas do albergue e deixando eles viverem na indigência. Essa ONG não está resolvendo esse sério problema. Na verdade, está agravando.

Nenhum comentário: