Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Relação de Amor e Ódio com Lula


A funkeira Valeska Popozuda em ensaio sensual para a Playboy com a foto do Lula.

Se um pesquisador do Ibope e do Datafolha me parasse na rua e perguntasse: qual sua avaliação sobre o governo Lula do PT?
Eu diria: é boa, é razoável, está bem. Poderia ser melhor, mas também poderia ser pior. Está bom.

Sim, eu sou um daqueles que alimenta o 80% de aprovação do governo Lula. Assumo isso aqui e agora. Eu aprovo o governo Lula, sobretudo pela grande capacidade de negociação e articulação que o Lula tem. E acho sim que Lula evoluiu porque ele manteve praticamente a mesma política econômica do governo FHC, que vinha dando certo, apesar de tão criticada pelo PT, e aumentou e implementou os programas sociais do tucanato.

Mas o fato de eu alimentar o 80% de aprovação do Lula não me impede de fazer críticas a certas atitudes do nosso presidente.

Aliás, esta semana o Lula só fez declarações desastrosas.

Primeiro disse que o governo francês iria indenizar as vítimas do Airbus da Air France. O fato gerou desmentidos dos dois governos.

Depois disse que a diferença pró Ahmadinejad era tão grande nas eleições iranianas e que por isso era meio impossível ocorrer fraudes, sendo que os protestos eram do time que perdeu a eleição. Foi o único lider mundial a dar uma declaração desse tipo, enquanto que todos os outros mantiveram a necessária cautela.

E agora a do Sarney. Ontem o Lula rechaçou o que chamou de "denuncismo" e saiu em defesa do senador dono do Maranhão, alardeando sobre sua biografia. Ele disse: "Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum".

Lula parece que está aprendendo com Chávez a ser falastrão. Ele poderia muito bem, como fazem as pessoas equilibradas, pensar mais um pouco antes de falar certas coisas. Não precisava, por exemplo, dar uma espécie de salvo conduto ao Sarney, por causa de sua biografia....

Nenhum comentário: