Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Isaiah Berlin


O caderno Mais da Folha de ontem publicou diversas matérias e artigos sobre Isaiah Berlin, um pensador -- dizem -- admirado pela direita e visto com desconfiança pela esquerda.
Donos da verdade
Isaiah Berlin (1909-- 1997)
Poucas coisas têm sido mais prejudiciais que a crença por parte de indivíduos ou grupos (ou tribos ou Estados ou nações ou igrejas) em que ele, ela ou eles detêm a posse isolada da verdade.Especialmente em relação a como viver, o que ser e fazer -e de que aqueles que divergem deles não apenas estão equivocados, como são maus ou loucos e precisam ser freados ou suprimidos.É uma arrogância terrível e perigosa acreditar que você, e você apenas, tem razão; que possui um olho mágico que enxerga a verdade e que outras pessoas não podem estar certas se discordam disso.

Para entender Isaiah Berlin:
Conceitos-chave
Liberdade negativa- É a ausência de restrições impostas à ação do indivíduo. Segundo essa concepção, a pessoa é livre se ninguém a impede de fazer o que ela deseja. Quando se pensa na relação indivíduo e Estado, pela concepção da liberdade negativa, o indivíduo deve ser resguardado das restrições que o Estado o impõe. As leis devem proteger o indivíduo da ação de outros indivíduos e do Estado.Em linhas gerais, é associada ao liberalismo político e aos direitos civis.
Liberdade positiva - É a presença de controles que possibilitam ao indivíduo agir livremente, segundo sua vontade.Aplicada à política, a concepção da liberdade positiva defende que o Estado deve fornecer ao indivíduo as condições materiais (saúde e educação, por exemplo), para que ele esteja plenamente apto a fazer suas escolhas. É associada à social-democracia e aos direitos sociais.
Pluralismo - É o reconhecimento da diversidade de valores humanos. Opõe-se ao monismo (uma verdade única que pode determinar toda a vida). O pluralismo ético defendido por Berlin diz que sociedades têm conjuntos de valores diferentes, que podem ser compartilhados entre si, mas elas são diferentes nos seus conjuntos de valores.
Incomensurabilidade -- Para Berlin, os valores não podem ser medidos, e não há um procedimento para resolver os conflitos de valor.Assim, a ideia de unidade perfeita -como aparece na tradição filosófica utilitária, ao defender a síntese de valores em uma única categoria, como "bem-estar" ou "felicidade"- é impossível.

Nenhum comentário: