Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Quem é Que Vai Processar Yeda?



O Blog Rs Urgente lançou o seguinte post:
Yeda processa CUT por “crime contra a honra”. Quem irá processar Yeda?

Boa pergunta, quem vai processar Yeda?
Falam tanto em impeachment e corrupção por ai, mas não existe contra Yeda nenhum processo, nem administrativo e nem judicial. Alguém entrou com alguma ação popular contra a Yeda por improbidade administrativa? Existe alguma ação civil pública do MP Federal, do MP Estadual, de algum sindicato, partido político, alguma ONG contra a Yeda? Não, não existe nada disso. E se a Yeda é tão ímproba assim como dizem por aqui, como explicar esse impressionante paradoxo de que não existe — até agora — nenhum processo contra a Yeda? O PSOL fez graves denúncias contra a governadora em …… fevereiro. E até hoje nada, nadinha, nadica, nada veio à tona. Dizem que tudo está com a Procuradoria da República no RS que nunca se manifestou sobre o caso. Se Yeda é tão culpada assim, tão malvada por que não processam ela? Quem é que vai processar Yeda?

O post do Blog Rs Urgente está abaixo:

A governadora Yeda Crusius (PSDB) entrou hoje (23) com uma representação junto ao Ministério Público Estadual, por crime contra a honra e peculato, contra dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) e agência que produziu a campanha publicitária em rádio e televisão que denuncia os casos de corrupção envolvendo o governo estadual. A representação foi entregue pelo chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, à Procuradora-Geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha.
“Entendemos que as peças veiculadas ferem os princípios básicos de democracia e do Estado de Direito, atingindo diretamente a pessoa da governadora Yeda Crusius e o próprio Governo do Estado”, diz Wenzel em nota publicada no site do governo do Estado.
É um ato desesperado de um governo que vai entrando em fase terminal. No início do ano, Yeda Crusius foi acusada, por integrantes do PSOL, de ser a chefe de uma quadrilha instalada no Palácio Piratini. Não processou ninguém. Não teve coragem, com medo de que, em um processo judicial, coisas desagradáveis pudessem vir à tona. Agora decide processar a CUT por uma campanha de denúncia política ao atual governo.
Se há um risco à honra no Estado, ele vem do Palácio Piratini, que move céus e montanhas para evitar a instalação de uma CPI na Assembléia Legislativa. Que instala comissões de sindicância interna para apurar denúncias envolvendo integrantes do governo e que acaba investigando os denunciantes. O Rio Grande do Sul está paralisado, vítima de um governo incompetente, autoritário, sombrio e cercado por denúncias de corrupção de toda ordem. Um governo que, em um gesto de desespero final, decide tentar calar judicialmente a voz de quem o denuncia.
Quem, afinal, irá processar a governadora e expor os descalabros que já ultrapassaram a fronteira da vergonha?

Um comentário:

charlie disse...

Verdade, não há nada contra ela. Formalmente falando. Alguém explica isso?