Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 28 de julho de 2009

Contratos Paraguaios


Os companheiros Lula e Lugo fecharam um solidário acordo, mas quem vai pagar essa conta?

Tenho acompanhado pela mídia os debates sobre os alegados benefícios que o Brasil vem dando aos países irmão, mais notadamente os mais pobres, como os africanos (anistia de dívidas), nossos irmãos latino americanos etc. A opinião pública não se mostra muito favorável a esses gestos de profunda gentileza do governo Lula.

Brasil e Paraguai chegaram a um consenso em torno dos valores que o Brasil deve passar, tendo em vista a Usina de Itaipu. Segundo o contrato a revisão deveria ser feita em 50 anos, ou seja lá por 2.020. Mas o Paraguai pressionou e o Brasil cedeu. Dizem que o Brasil foi forte e firme na negociação, porque o Paraguai queria bem mais. Se negociou, se mitigou, se chegou, enfim, a um acordo. Resultado, o valor triplicou. O Ministro Paulo Bernardo prometeu: esse aumento não será repassado ao consumidor. Mas alguém, senhor ministro, vai pagar essa conta? Quem será?


O pessoal que defende esse tipo de acordo com os países irmãos alega que o Brasil vive uma nova fase, de solidariedade com as questões sociais de outros países (mas com o nosso dinheiro), razão pela qual temos mesmo de ser mais abertos e flexíveis com esse tipo de causa. O discurso parece bonito. A solidariedade é valor essencial no complexo e difuso mundo que estamos embutidos. Resta saber é quem vai pagar a conta desses gestos solidários. Alguém duvida?

Nenhum comentário: