Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 24 de julho de 2009

Eu Quero o Meu Tamiflu


Quase 800 pessoas morreram até agora no mundo por causa do vírus da gripe suína, que já afeta 160 países, confirmou hoje o porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Gregory Hartl.
34 mortes no Brasil, sendo que 16 no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná. A taxa de mortalidade no Brasil é de 0,18 para cada 100 mil habitantes.
O Ministério da Saúde informou que de 25 de abril a 18 de julho foram notificados 8.328 casos suspeitos no País, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. Desse total, 1.566 (18,8%) foram confirmados para a gripe suína e 528 (6,34%) para a gripe comum. Fonte: Terra.
Único medicamento eficaz contra a gripe A quando do aparecimento dos sintomas, o tamiflu sumiu das farmácias brasileiras porque o governo federal resolveu centralizá-lo em suas mãos, com a alegação de garantir tratamento gratuito, decisão que descontenta médicos e gera questionamento por parte de defensores públicos da União.
A ausência de Tamiflu nas farmácias brasileiras está abrindo uma corrida de compras do medicamento no Uruguai: Só em uma farmácia de Rivera, fronteira com Santana do Livramento, foram vendidos nos últimos dois dias mais de 80 caixas do remédio para brasileiros. Com o custo médio de R$ 100 a caixa com 10 compridos, quem mais compra o medicamento em Rivera são pessoas de São Gabriel. Fonte ZH.

3 comentários:

ZEPOVO disse...

As autoridades da saúde incluindo médicos na corda bamba.
Na mídia aqueles conselhos conflitantes tentando dizer ao povo para ir/não ir ao hospital.
Ainda bem que brasileiro tem o "péssimo" costume de se automedicar, recorrer ao farmaceutico e se virar no geral.
Caso contrário hoje os postos de saude, hospitais e clinicas estariam um caos (pior do que o atual) e nossos médicos/autoridades desesperados!
As autoridades de um país onde mulheres grávidas com bolsa rompida são recepcionadas no hospital por segurança que se recusa abrir a porta não tem moral para dar conselhos a população!

Sempre achei ridículo aquele doutor empafiado e petulante que na televisão aconselha ao povo procurar o posto de saúde antes de tomar aspirina. Nossos hospitais não atendem nem perna quebrada que dirá o cidadão que diz estar com uma leve mais persistente dor de cabeça...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Zé, o local mais propício para se pegar a gripe A é posto de saúde. As pessoas -- todas gripadas -- ficam horas na fila esperando atendimento. E se o vivente quiser consultar com médico particular este não vai poder prescrever o Tamiflu porque não existe. O que o vivente gripado, com febre, pode fazer?Entrar na fila do posto de saúde e arriscar a piorar sua saúde? A coisa está complicada, sobretudo aqui no RS. Hoje está fazendo 4 graus em POA e tem muita gente gripada. E a paranóia da gripe A está em toda a parte.

Seu Saraiva disse...

legal seu blog, os assuntos e os comentarios. gostaria q visitasse o meu tb, e comentasse.
tb sou de poa, e falo sobre coisas q nao concordo.
abraco
www.colunadosaraiva.blogspot.com