Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Apartamento do Olívio ( Simplorice Não é Virtude)


Leio no Blog RS Urgente o seguinte post sobre o apartamento do Olívio Dutra. Evidentemente para chamar a atenção da moçada sobre o contraste entre a Yeda -- eleita pela elite branca e obesa gaúcha -- que comprou uma casa magnífica e espaçosa utilizando-se (talvez) de fundo de campanha e o ético do Olívio que mora há anos num apertado apartamento na Av. Assis Brasil em Porto Alegre. O texto do Rs Urgente está embaixo em vermelho e depois eu comento em preto.


Um leitor do blog envia texto de Adão Oliveira, publicado no Jornal do Comércio, no dia 17 de agosto de 2005. Guarda atualidade:
Ontem (16/08/2005), vi uma foto do ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra, tomando chimarrão, espremido na apertada sala de sua residência, na zona norte da cidade. Até aí nada de mais, não fosse o ex-bancário ter ocupado a chefia do Executivo gaúcho e o ministério das Cidades, durante mais de dois anos do governo Lula. Olívio não é mais governador e muito menos ministro, mas continua o mesmo sujeito simples de antes. O missioneiro, que mandou e desmandou em orçamentos altíssimos, não mexeu em nada que não lhe pertencesse. O cofre nunca lhe caiu nos pés. Terminadas as suas tarefas, Olívio voltava para o acanhado apartamento que um dia conseguiu comprar com os parcos salários que recebia como funcionário do Banrisul.
Olívio Dutra é, pois, um homem honesto! Nem sei porque estou escrevendo sobre isso, porque eu participo do princípio que honestidade não é virtude. Honestidade é inerente ao cidadão. Não ser honesto é um grave defeito de caráter mas, honestidade, não é virtude. Mas virtude ou não, a verdade é que Olívio Dutra é um homem intrinsecamente honesto.

Simplorice Não É virtude

Uma das coisas boas da vida é viver bem com qualidade de vida e, sobretudo, morar bem com conforto, espaço etc. Olívio Dutra ganha bem -- recebe pensão de ex governador turbinada recentemente com o aumento da Yeda -- e poderia morar melhor, mas ele não dá valor a esse aspecto material da vida. Prefere ficar morando num apartamento apertado, praticamente sem espaço. Eu não considero isso uma virtude.
O mesmo Olívio ingressou no Banrisul como escriturário e nunca galgou nas diversas décadas que ali trabalhou no banco estatal qualquer promoção. Aposentou-se como escriturário. Também não considero isso uma virtude.
Quando governador, em palestra na Fiergs ou Federasul (sei lá), o Olívio disse que nunca imaginou se tornar empresário porque considera essa uma atividade gananciosa. Também não considero esse discurso uma virtude.
Dizem que Olívio é honesto, eu nunca duvidei disso, mas definitivamente ele não fez um bom governo exatamente porque ele tem preconceito em relação ao mundo capitalista, à sociedade de consumo que, como diz o Caetano, ergue e destroi coisas boas. Se existe uma boa palavra para definir Olívio Dutra é que ele é simplório. E simplorice não é virtude.

4 comentários:

PoPa disse...

Mesmo considerando a nova realidade econômica de Olivio, há que considerar toda uma história de vida. Yeda e seu marido sempre tiveram bons empregos, enquanto Olívio tinha um salário de bancário e sua esposa não trabalhava. Não é nenhum demérito nisso, claro, mas houve condições para Yeda e sua família, construírem uma poupança que pudesse ser usada para comprar uma casa de 750 mil. O que ela não tinha, é noção que o momento para a compra não seria adequado. Até por isso, acho que não foram utilizadas "sobras de campanha" pois seriam facilmente identificáveis. E não foram.

Mas, afinal, não foi no tempo de Olívio que houve aquele acerto com um pessoal nada honesto para a compra da sede do partido? ou do clube, nem lembro mais...

E, sim, Olívio é um simplório. Um simplório perigoso, pois fez o Estado regredir em seu governo, mandando a Ford - e muitas outras empresas com ela - embora. Foi um período obscuro da nossa história...

ZEPOVO disse...

Mas que má vontade com o pobre Olívio, concordo que ser simplório não é exatamente uma qualidade, mas um homem como Olívio pode ser tudo menos simplório!
Francamente quem pode achar que qualquer um que tenha sido Gov, é um simplório?
O homem não é santo, não é gênio, acho que é excentrico apenas. Gosta do apartamento simples, isso é com ele. Eu gosto de carro velho e não entendo quando perguntam porque não compro um carro melhor.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, a Yeda fez uma grande picaretagem e além disso ela foi burra. De certo ela imaginava que ninguém iria suspeitar... Francamente, adquirir um imóvel daqueles exatamente naquele momento, quando ela se elegeu e antes da posse exatamente quando o dinheiro de sobre de campanha está ali nos cofres além de ilegal foi um imenso vacilo.

Zé, não é má vontade com o Olívio, mas realmente eu considero sua visão de mundo extremamente simplória.

Anônimo disse...

La ringrazio per intiresnuyu iformatsiyu