Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 1 de julho de 2009

O Fetiche Religioso da Luta de Classes


Por favor, deixem eu filosofar um pouco, porque hoje é primeiro de julho, metade do ano.


Quando Marx escreveu a Ideologia Alemã com o rancoroso do Engels ele nunca imaginou que suas idéias seriam transformadas em fetiche religioso por aqueles que tem fé de que a história da humanidade já está determinada e nunca vai ser contada de forma multilateral, mas apenas pelo lado bipolar da luta de classes.
Aprendi lendo Sándor Márai -- que foi um burguês -- que o motor da história é mesmo a luta de classes, mas a verdade é sempre enigmática, nebulosa, difusa pois não existe uma verdade verdadeira, ninguém é dono da verdade. Existem várias -- nem uma, nem duas e nem três -- versões da mesma história.
Tadinho daqueles que batem sempre na mesma duvidosa tecla das velhas teorias. O importante é criar os fatos necessários para que a revolta ocorra, mas o povo não está preocupado com isso, a multidão quer mesmo é comprar a linha branca com IPI reduzido pelo Lula.
E os crentes chamam isso de "alienação".

2 comentários:

Charlie disse...

Mas tchê, estamos evoluindo. Apenas nos redutos mais obscuros, como a Universidade, encontramos fanáticos dogmáticos que acreditam no fim da História e vêem a ditadura do proletariado como coisas lógicas.

A URSS caiu sozinha, a China adotou um capitalismo pragmático apesar de manter ainda a ditadura política e Cuba pretende seguir pelo mesmo caminho. Mesmo uma grotesca teocracia foi recentemente abalada. Apenas no canto mais distante da Ásia encontraremos ainda um regime comunista autêntico. Ridicularizado por todos.

Claro, na América Latina, continente de indigentes intelectuais ainda tentam ressuscitar o zumbi comunista, mas não creio que vá dar muito certo.

Os princípios da democracia, do Estado com poderes limitados, as idéias gerais do Iluminismo, enfim, nunca estiveram tão em alta. Só uma catástrofe para nos guiar de volta ao mundo de trevas totalitárias.

Carlos Arruda disse...

Charlie..."fim da História". Vá estudar um pouco antes de falar em "fim da História". Pelo que falaste em teu post não sabes nada disto