Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 13 de julho de 2009

Recalque


Rua principal de Gramado - e tem gente que não gosta.

Hoje no Diário Gauche a demonstração de absoluto recalque.

Evite o turismo pega-ratão
Sexta, sábado e domingo o jornal Zero Hora anunciou neve no Estado. Mas ela não veio. Nos últimos anos tem acontecido esse fenômeno. Não o da neve. Mas uma espécie de pajelança profana, promovida pela mídia (para a RBS, quase uma obsessão), com o objetivo de beneficiar o turismo basbaque da classe média branca, obesa e proprietária de pequenos automóveis adquiridos por financiamento em uma centena de meses. Cria-se assim, pouco a pouco, um novo mito no Rio Grande, que vem se juntar às demais fabulações e tradições inventadas.A manipulação de alegorias é uma prática recorrente no RS. A maior delas, o mito superlativo, reside no que se convencionou chamar de “Revolução Farroupilha”, uma revolução que jamais existiu, naqueles termos. Outra alegoria é a do “gaúcho”, uma idealização que se esquece de cumprir o que promete, além de reduzir a nossa rica pluralidade étnico-cultural à unidimensionalidade forjada de um tipo humano primário - o patrão do latifúndio.Agora, é a vez da neve abstrata. Outra promessa que nunca se cumpre. Quem não consegue garantir o frio, como pode prometer a neve? E não se trata de qualquer neve, é a “neve” de Gramadocanela, dos hotéis com tarifas de Aspen e serviços de casa da sogra, com restaurantes com preços londrinos e comida nível paradouro-de-caminhoneiro.Gramadocanela é um pega-ratão que urge ser evitado. Quer ir à Serra? Vá a destinos alternativos, não contaminados pela esperteza de alguns e outros. Vá, por exemplo, ao interior de Flores da Cunha, conheça as pequenas cantinas de vinho, a gastronomia colonial autêntica e a graça original dos descendentes de imigrantes europeus. Mas vá rápido, antes que sejam corrompidos pelos camelôs de neve em pacote turístico fake.

Meu comentário:

O circuito Gramado/Canela pode até ser uma disneylândia, mas é também a demonstração de um Brasil que pode dar certo. É local de turismo em qualquer dia da semana, de circulação de capital, de bons e variados restaurantes, cafeterias, bares e que atrai multidões. Existem no interior de Gramado e Canela zilhões de restaurantes e pousadas que gravitam por lá exatamente porque o circuito de turismo de Gramado é um sucesso. E este sucesso é feito com respeito à preservação ambiental. A rua principal de Gramado -- sem postes e com comércio de qualidade-- deveria ser a rua principal de todas as cidades brasileiras. Mas para certa esquerda recalcada quem se beneficia com isso é a "classe média branca, obesa e proprietária de pequenos automóveis adquiridos por financiamento em uma centena de meses". Que babaquice. Este talvez seja o post mais recheado de preconceito que o DG estampou.

4 comentários:

WESTMORAES disse...

Estou de pleno acordo com o Carlos Eduardo. Gramado é mais que uma bela cidade. É exemplo para todo o Brasil.
Ratão me parece aquele (realmente deve ser um recalcado petista) que procura denegrir os integrantes de uma classe média de bom gosto que compra seu carro a longo prazo para conhecer o que de melhor tem nosso país. Obs.: Não sou Gramadense. Sou um (envergonhado) carioca que aprecia e dá valor ao que é bom.

PoPa disse...

Realmente, desta vez o dg se superou! Não bastasse bater em Gramado, resolveu que o gaúcho é representante de latifúndio! Ele não conhece história, nunca leu nada sobre o tipo, pelo visto. E, como já foi dito em outras oportunidades: mentiu aqui, mente sempre... é só mais um idiota que prefere que não exista classe média e que sejamos todos pobre, com comida racionada...

PoPa disse...

voltando... preconceito é uma coisa interessante. Quando é eles que são preconceituosos, vale tudo. Em situações inversas, veem preconceito até onde ele não existe. Se alguém é contra o bolsa família como ele é, é porque não gosta de pobre. Se alguém é contra cotas, é porque é racista e por aí vai...

dg, quem diria, um preconceituoso de carteirinha!

charlie disse...

Bah! É muito ressentimento para poucas linhas. Deve ter problemas, o autor.