Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 14 de julho de 2009

E quando o povo apoia o golpe?


Manifestação contra Zelaya e a favor do golpe

Manifestantes a favor de Zelaya e contra o golpe

Fazia tempo que eu não passeava pelo Blog do Reinaldo Azevedo. Ele diz que está de férias, mas continua a postar mensagens e mensagens. O assunto recorrente é Honduras. Coloquei num Blog de uma certa esquerda uma mensagem mais ou menos desse tipo: sou contra o golpe em Honduras (eu sei, eu sei, meu ranço politicamente correto continua), mas a multidão não saiu em defesa do Zamora. O povo não quer Zamora. O povo apoia o golpe. O que fazer quando o povo apoia o golpe?

Mas Reinaldo Azevedo -- que apoia o golpe -- diz que Honduras é " o primeiro país que se levanta para repudiar o chavismo de modo claro e inequívoco. Os questionamentos sobre a forma como se deu a deposição de Manuel Zelaya são quase sempre improcedentes, já escrevi algumas vezes. Discutível, parece-me, é só a decisão de retirá-lo do país. Deveria ter ido para a cadeia quando incitou os militares a desobedecerem uma ordem judicial. Não há por que ser condescendentes com gente que usa as regras da democracia para solapar o sistema."

Definitivamente, o centro de toda a crise é a entrada de Honduras na Alba de Chávez, Evo e Correa. A aproximação de Zelaya com Chávez foi o pivô do golpe. E deu no que deu. Outro dia coloquei aqui no depósito, fotos do coupe d'etat hondurenho. As fotos mostram claramente que a multidão não está do lado de Zelaya.
Claro, vão dizer que as fotos são manipuladas pela mídia malvadona etc. mas ainda não vi até hoje -- em nenhum blog de esquerda -- fotos de multidões apoiando o retorno de Zelaya. Quem tiver essa foto, please, me mande porque eu posso sim mudar de opinião, mas me mande a foto.

2 comentários:

charlie disse...

As únicas fotos que eu vi contra o golpe eram de um grupo reduzido de mascarados em atrito com a policia e o exercito. Nada de grandes demontracoes pacificas.

ZEPOVO disse...

Golpe
Militares
Presidente eleito deposto
Mentiras
Manipulações

Qual a novidade? Vão também fingir surpresa quando daqui a dez ou vinte anos ficar provado que a CIA gerenciou o processo?

Os golpes na AL sempre foram para "preservar a democracia" sempre foram viabilizados por milicos e sempre tiveram um boi de piranha civil na frente.
E deixa ver se percebo bem, não que concorde:
Se o povo apoia o golpe é válido???
Sim,porque o povo brasileiro está louco para apoiar o 3º mandato para Lula...