Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Convergente Vestibular da UFRGS


Propaganda de cursinho de vestibular

O que é irritante no radicalismo é o ceticismo em relação à razoabilidade e o bom senso. O interesse do radical é sempre divergente. Ocorre que o bom senso existe, é fato. O rumo da história é sempre na direção do que é crível, do que é razoável, do que é mais sensato. Vai haver sempre, em todas as discussões e propostas, interesses convergentes. E qual o interesse convergente hoje da sociedade brasileira? Acabar com a exclusão social. Essa é a verdadeira boa luta que interessa a todos. Ou alguém não concorda com isso?

Para acabar com a exclusão social é necessário, sobretudo investir em educação e não adianta apenas aportar recursos. É necessário também modificar a estrutura vigente. Já disse zilhões de vezes isso e repito: educação é questão de gestão que deve ser eficiente, competente e transparente. É fundamental para um Brasil mais justo, mais incluído socialmente, que a população de baixa renda tenha acesso a um bom ensino público e, também, às universidades públicas gratuitas.


No Brasil dos nossos dias se discute a questão das cotas. Se devem ser raciais e/ou sociais etc. Se discute também o acesso às universidades públicas, se deve ser feita através de exame de vestibular ou pelas provas do Enem.

E a Universidade Federal do RS tomou uma decisão sensata: o Enem será nota extra no concurso de 2.010. Na verdade, a UFRGS criou um mecanismo de meio termo. Não vai acabar com o vestibular, mas o aluno poderá -- é faculdade sua -- utilizar a nota do Enem que pode (ou não) ser considerada no exame.
Sempre haverá uma luz no fim do tunel dos conflitos. Desculpem o chavão, mas é assim é que caminha a humanidade.

Como vai ser o Vestibular da UFRGS de 2.010. Fonte ZH.
- Na inscrição do vestibular, o candidato indicará se quer ou não utilizar a nota do Enem.
- Ao final do processo seletivo, a UFRGS calcula a nota média do Enem dos seus candidatos, que decidiram usar o exame nacional.
- Quem estiver acima dessa média terão o Enem como a 10ª prova (com peso 1) e serão beneficiados conforme o desempenho.
- Estudantes sem o Enem ou com nota abaixo da média dos concorrentes na UFRGS terão a média harmônica calculada pelas nove provas do vestibular
.

Nenhum comentário: