Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Paradoxo da Mediocridade




Muito bom e claro o artigo abaixo de Delfim Netto, hoje na Folha, sobre esse paradoxo infantil e bobalhão que ronda a nossa sociedade acerca do capitalismo malvado contra o socialismo bonzinho. A questão é que capitalismo não é um objeto, uma coisa, algo plenamente determinado e identificável, mas um processo.

Capitalismo + urna

Frequentemente as pessoas tendem a juntar um ideal utópico generoso à ingenuidade de que poderiam facilmente realizá-lo, desde que houvesse "vontade política". Não é raro se atribuir ao que confusamente se chama de "capitalismo" a essência dos males sociais e a corrupção do homem. Em lugar da competição desenfreada e do egoísmo exacerbado produzido pela forma de organização social que se chama de capitalismo, poderíamos apenas, com uma adequada, poderosa, inteligente e misteriosa "vontade política", substituí-la.
Nesta, a convivência entre os homens seria harmônica e cada um poderia realizar livremente suas potencialidades. Na falta de um nome melhor e também confusamente, ela é chamada de "socialismo". Constroem-se, assim, dois conceitos platônicos opostos, igualmente confusos: "capitalismo" e "socialismo".
Por construção, o primeiro é a essência do mal, e o segundo, a essência do bem... O fundamento dessa crença é um axioma duvidoso: a cooperação e o altruísmo são as tendências naturais do homem quando não corrompido pelo capitalismo. O problema é que este não é uma coisa, mas um processo. É uma organização flexível (sempre provisória porque evolui), a que o homem chegou por uma seleção histórica "quase" natural para atender à sua eterna busca de uma forma de convivência compatível com a liberdade individual, mas que, ao mesmo tempo, tenha eficácia produtiva capaz de libertá-lo para gozá-la.
A história mostra que, cada vez que um fino cérebro peregrino "inventou" uma fórmula para apressar o processo, algum brutamontes empolgando a tal "vontade política" tentou implementá-la. As aventuras sempre terminaram na ineficácia produtiva e na subtração da liberdade, ou seja, no retrocesso histórico. O capitalismo, isto é, a forma de organização evolutiva do sistema produtivo vigente, só pode existir com um Estado constitucionalmente forte, que garanta a propriedade privada, a apropriação dos benefícios da atividade individual, o cumprimento dos contratos e o funcionamento dos mercados.
Quando ele é combinado com um regime político competitivo, que garante (realmente) a livre manifestação da vontade dos indivíduos com o sufrágio universal periódico, acelera-se a sua evolução na direção correta. O "capitalismo" e a "urna" são os polos de uma dialética que parece ser capaz de construir uma organização social que acompanhe, assintóticamente, as aspirações sempre crescentes do homem.

*imagem de Henry Gunderson

Nenhum comentário: