Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FSM Pode se Tornar um "Partido Mundial"


Participantes do FSM em Porto Alegre ontem.

Ufa, encontrei, porque bisbilhotei, um artigo da imprensa internacional sobre o Fórum Social Mundial que ocorre nesses dias mormacentos de Porto Alegre. Apenas uma constatação, o número de militantes este ano é bem inferior aos dos fóruns anteriores. Por que será?

O El Pais, em seu site disponível para o Brasil pelo UOL, diz que Fórum Social Mundial de Porto Alegre busca a si mesmo.

Afinal, que identidade deve ter o FSN, questiona o diário espanhol:  deve continuar sendo um movimento puro, sem deixar que os partidos tenham voz e voto nas decisões, como foi até agora, ou se os deixa participar mais ativamente. O fórum está dividido nesse aspecto, já que uma parte se abre para novos horizontes e outra afirma que acabou a hora dos partidos como representação política da sociedade, para dar lugar à democracia direta, na qual o povo toma decisões através de plebiscitos.

Será discutida no fórum até a possibilidade de ele mesmo se transformar em um partido mundial, uma espécie de Quinta Internacional Socialista, na qual poderiam entrar os partidos de esquerda.

5 comentários:

Pablo Vilarnovo disse...

Duvido. Perderiam o direito de usar dinheiro público para suas "festas de pluralidade" de opiniões.

ZEPOVO disse...

O FSM é muito jovem, e como tal cheio de expectativas futuras. As intenções são as melhores e eu acredito que no futuro vai influir bem mais na sociedade global. Não precisa ser partido, basta ser o que é:
A possibilidade de um mundo melhor!

Agora a noite Lula vai estar lá, vamos esperar o discurso.

Terráqueo disse...

Acho que os blogueiros de um modo geral são todos filhos de Éris, pois adoram discordar.

Fábio Mayer disse...

O tal FSM buscava contrapor o Fórum Econômico Mundial realizado em Davos... se preciso de modo virulento.

Mas perdeu-se na exata medida em que os fatos comprovaram sua inutilidade!

Hugo Chaves veio fazer proselitismo de seu regime ditatorial e criminoso e Lula acabou na Suiça, defendendo o capitalismo com responsabilidade.

O problema é que são utópicos os objetivos do FSM, são inexequíveis na exata medida em que atentam contra as liberdades civis prometendo protegê-las. É fácil pregar uma sociedade mais justa e solidária mas, quem abre mão de suas prerrogativas pessoais em favor de algo assim? Eu mesmo respondo? NINGUÉM!

Basta ver a quantidade de petistas envolvidos em escândalos a partir da posse do governo Lula. Gente que pregava uma sociedade mais justa e solidária, que uma vez lotado em cargo de comissão ou confiança, passou a agir como o mais desbragado capitalista, buscando garantir sua aposentadoria na marra, pouco se lixando para a sociedade.

O FSM virou apenas um evento turístico de Porto Alegre, que de vez em quando aporta em outra parte do mundo.

PoPa disse...

Peraí! O tal fsm está cheio de gente dos partidos de esquerda, fazendo política partidária direto. Não se trata, portanto, de uma reunião de gente pluralista em termos de posição política, já que não vemos bandeiras que não sejam do pt, do pcb e outros desta mesma orientação.

Não tenho dúvidas. O fsm é uma articulação política da esquerda. E boas intenções, hitler também teria, já que seus discursos eram extremamente socialistas e pró trabalhadores...