Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Onde Está o Melhor do Evento?


Tipico participante do FSM. Dá para debater com quem bate palma para  idéias tontas?

O Guimas, o nosso amigo Guimas está a dizer, ele sempre diz coisas do tipo: o FSM é de esquerda, esquerda não presta, o FSM não presta.


O Senna, o meu velho amigo Senna -- um dos Dantons que jamais serão vencidos-- está a dizer: "No entanto, os gaúchos apenas querem enaltecer o "mais pior" do evento."

Quero dizer ao Guimas que o mundo seria uma chatice sem a notável participação da esquerda. Que a construção da democracia, seu aprofundamento, e a necessária inclusão social dos excluído passa, necessariamente, pelo crivo da nossa esquerda. Mas qual esquerda estamos falando? O redator deste Blog se considera sim um esquerdista liberal e poderia muito bem frequentar o Fórum Social Mundial e debater idéias modernas e arejadas para um mundo melhor e possível, como por exemplo a necessária (perdoem aqui os meus amigos liberais) regulamentação dos mercados.  Mas no FSM não existe nenhuma possibilidade de se debater idéias modernas e arejadas, basta ver quem participa do evento. Será possível debater regulação dos mercados com J. P. Stédile ou Lilian Celiberti ? Não é preconceito, é constatação, é fato, as pessoas que tem voz no evento estão muito mais interessadas em discutir estratégias, processo, passos para a organização das esquerdas e dos movimentos  sociais do que propriamente debater alternativas razoáveis para a construção de um mundo melhor.

Quero dizer ao Senna que encontrar no FSM "o mais melhor do evento" é algo praticamente impossível, porque a porralouquice tomou conta do evento. Os carapebeus dominam os debates. E discutir com carapebeus, como bem sabemos, é perda de tempo.

6 comentários:

guimas disse...

"Mas no FSM não existe nenhuma possibilidade de se debater idéias modernas e arejadas, basta ver quem participa do evento. Será possível debater regulação dos mercados com J. P. Stédile ou Lilian Celiberti ? Não é preconceito, é constatação, é fato..."

Maia, a "certa esquerda" que vigias e criticas é assim, não discordo disso. Não há possibilidade de debate com quem já tem idéias pré-concebidas de tudo, em qualquer caso, à direita, ou à esquerda.

O que eu digo é que tem gente da esquerda que debate, que tem idéias arejadas, e que funcionam bem, e estas pessoas também estao no FSM. Já ouvi alguns falando nas rádios de POA - ninguém notável, por isso não lembro nomes - e os temas debatidos não são essa coisa extrema-esquerda-luta-de-classes que citas frequentemente. Não foi difícil para mim achar, e tenho certeza que não seria para ti.

Por outro lado, seria possível debater distribuição de renda e programas sociais com alguém do DEM? São pessoas dedicadas a manter o status quo de nossa elite política e social. Isto não é preconceito. É constatação, é fato. As pessoas com voz no DEM estão mais dedicadas à "acabar com a raça deles por 30 anos" do que ao debate de idéias e programas para o país.

Viu? A provocação acima serve só para mostrar que a tua "constatação" sobre certa esquerda tem, facilmente, paralelos à direita.

Aguardo ansioso vários posts no teu blog criticando uma "certa direita" com quem não adianta debater, por terem uma "velha opinião formada sobre tudo".

Terráqueo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Terráqueo disse...

Impressionante. Hoje no almoço, aqui na Suíça escutei uma crítica muito parecida com a que o Guimas fez sobe o FSM (basta ver quem participa). Segundo ouvi de alguns, DAVOS é um foro fútil, em que você somente vê ternos e relógios caros, e as bolsas Luis Vuitton. Não haveria debate algum sério, pois não a contraposição. Assim como o FSM é um foro de unanimidades. DAVOS é a festa anual dos muito ricos, que ao invés de irem para frente de um rio barrento e poluído, usando camisetas baratas, se encontram em luxuosos salões suíços e tomam muito champagne. Mesmo assim, como sou de extrema direita, um dia quero ter grana para poder assistir ao caríssimo forum de DAVOS. Quanto ao FSM, passo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Conta outra terráqueo, tu não és de extrema direita. Guimas, você faz parte de uma esquerda que é possível discutir e debater.Tenho colocado críticas da direita caduca e reaça, inclusive da Yeda, apesar de achar que ela não é tão malvada assim.

guimas disse...

"Guimas, você faz parte de uma esquerda que é possível discutir e debater."

Pela milésima vez, NÃO SOU DE ESQUERDA! No máximo, um centrista bem em cima do muro. De onde vocês tiram essas idéias de que sou de esquerda?

"Tenho colocado críticas da direita caduca e reaça, inclusive da Yeda, apesar de achar que ela não é tão malvada assim."

Yeda é um poço de arrogância, misturada com incompetência. Administra mal, faz pouco de nossas instituições. E, não querendo me gabar, disse antes de ela se eleger: "Essa mulher vai ser um desastre". Quem é meu amigo sabe que eu falei isso em 2006. Infelizmente acertei em cheio.

senna madureira disse...

Maia, cher ami

Infelizmente, como ocorreu em edições anteriore, o FSM-POA peca na formação da sua agenda.

Tenho informações que duas delegações, da Unicamp e da USP, foram para Porto Alegre, com projetos para debates, especialmente na área da saúde publica, de grande valia e beneficio para a população, caso seja posto em prática.

A USP-Medicina, por exemplo, enviou seus melhores técnicos e médicos, a fim de um debate com a turma do Hospital de Clinicas de Porto Alegre.

Dois gigantes em excelência de atendimento ao público, trocando informações, já vale o ingresso, bem como sem a oportunidade do FSM-POA, um encontro nesse nível e tipo, não poderia ser realizado.

É isso que deveria estar na vitrine.

Claro está que o foco da Mídia vai estar nos políticos e nos extravagantes, pois são alimentos para suas matérias

Aqui, como o tempo melhorou, eu podia pegar um trem e ir a Davos, porém aquilo é "une nuisance".

Se fosse em Gstaad, eu pensaria melhor.