Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


domingo, 10 de janeiro de 2010

Um McDonald's chamado Al Qaeda





Franquia Terrorista

O cientista político e filósofo francês Olivier Roy, especialista em terrorismo islâmico e professor no Instituto Universitário Europeu de Florença (Itália) disse, em entrevista na Folha de hoje o seguinte:



FOLHA - A Al Qaeda é uma organização com comando centralizado ou o nome é um carimbo adotado por vários grupos pelo mundo?
ROY -
 As duas coisas. A Al Qaeda é uma empresa moderna na qual há um núcleo de liderança e uma grande flexibilidade descentralizada na execução. A maioria dos terroristas tem vínculos, mesmo que só pela internet, com o centro de comando. A rede se parece mais com um sistema de franquia, uma espécie de McDonald's.
A Al Qaeda hoje tem menos capacidade de cometer grandes atentados. Por isso ela aposta em ações individuais.

2 comentários:

charlie disse...

Concordo com Jason Burke, autor de algumas obras sobre a tal rede al-Qaeda deixou de existir como organização logo depois dos atentados e o que restou foi algo como de uma ideologia. As células não são ligadas entre si e nem respondem a uma hierarquia superior, apenas compartilham o mesmo ódio e um modus operandi comum.

Terráqueo disse...

Só ouvir esse nome me apavora. Toda vez que pego um vôo fico um pouco apreensivo. Como alguém pode achar que vai mudar o mundo para melhor com violência?