Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 16 de janeiro de 2010

O Legal é Ser Transversal




Foi o Popa que me indicou a leitura do texto do Reinaldo Azevedo sobre o novo hit da modernidade brasuca:  a transversalidade. 

O importante agora é lutarmos pela transversalidade. O que significa, afinal, transversal? Que eu saiba é uma linha imaginária que faz um corte. Consulto o dicionário que me diz: linha que atravessa em ângulo reto ou oblíquo. Então tá.

O questionado Reinaldo aponta que no Programa Nacional de Direitos Humanos  (PNDH) a palavra transversal e transversalidade são utilizadas diversas vezes :


1 -  (…) Direitos Humanos constitui princípio transversal a ser considerado em todas as políticas públicas.
2 - As diretrizes deste capítulo discorrem sobre a importância de fortalecer a garantia e os instrumentos de participação social, o caráter transversal dos Direitos Humanos (…)
3 - (…)monitoramento das políticas públicas em Direitos Humanos, num diálogo plural e transversal entre os vários atores sociais (…)
4 - Garantia da participação e do controle social das políticas públicas em Direitos Humanos, em diálogo plural e transversal entre os vários atores sociais.
5 - Fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática.
6 - PNDH-3 orienta-se pela transversalidade, para que a implementação dos direitos civis e políticos transitem pelas diversas dimensões;
7 - No PNDH-3, essa concepção se traduz em propostas de mudanças curriculares, incluindo a educação transversal e permanente nos temas ligados aos Direitos Humanos
8 - transversalização incluída nos projetos acadêmicos dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação,
9 - cursos com a transversalização dos Direitos Humanos nos projetos políticos pedagógicos;
10 - Incentivo à transdisciplinariedade e transversalidade nas atividades acadêmicas em Direitos Humanos.


Bom ou ruim não vou aqui, desde já,  tecer maiores comentários. Reinaldo Azevedo vê, nesse novo hit, uma espécie de novo totalitarismo de esquerda. Não vou tão longe assim. Estou lendo os romanos e tenho uma certa simpatia pelos reformistas populistas ou demagogos como os Gracos, Clódio e Júlio César.... Acho que é sempre bom dar uma sacudida neste complicado Brasilsão, que precisa sim de boas reformas (como precisava Roma antiga)  mas com o devido cuidado em relação aos temperos bolivarianos...


7 comentários:

charlie disse...

É uma versão tupiniquim da novilíngua orweliana. O que se entende por "direitos humanos" ou "transversalidade"? Ora, não passa de um invólucro bonito para algo muito feio.

Evidente que a campanha pelo controle da informação, pelo solapamento do instituto da propriedade privada, pelo fortalecimento do Executivo, conquistas de privilégios não pode nunca ser explícita. Então surgem os neologismos, eufemismos e uma nova linguagem se forma. Propaganda é a alma do negócio.

PoPa disse...

O que os neocomunistas mais gostam é criar figuras de linguagem ou apossar-se de termos e usá-los em outros significados - que só eles tentendem na totalidade.

Na linguagem neocomunista, tudo é muito estranho... quando eles fala em "justiça social", por exemplo, querem dizer que a justiça (sem sobrenome) pode ser solapada em nome de um "bem maior".

Em nome dos direitos humanos, atacam na transversalidade, cortando ao meio (transversalmente, claro) os demais direitos...

senna madureira disse...

Maia, caro amigo

De repente a Direita entroniza o Reinaldo num pedestal não merecido, apenas porque o "gajo" é opositor do Lula da Silva e do PT.

Que pobreza essa Direita do Brasil.

O Reinaldo é um trambiqueiro e ladrão da pior qualidade.

Roubou o dinheiro que o Mendonça de Borras botou na mão dele

Faliu tambem a revista, e por uma estranha coincidência apareceu com um Blog na Veja, dos Civitas.

Reinaldo é safado e sem caráter.

A Direita merece bem seu novo Deus

charlie disse...

Independente do Reinaldo ter feito isso ou aquilo, ser um articulista monotemático e um religioso meio fanatizado, no mais das vezes quando critica o Lula e o PT, reconheço, ele acerta.

PoPa disse...

Gosto do que Reinaldo escreve. Gosto do que Veríssimo e Davi Coimbra escrevem, também. E não sei o que eles fazem ou deixaram de fazer nas suas vidas. É estranho rebater o que as pessoas falam com argumentos de natureza pessoal. Reinaldo roubou dinheiro do Mendonça de Barros? E eu com isso? Muda alguma coisa o que ele escreveu?

Terráqueo disse...

Eu acho que eles buscaram inspiração no Odorico Paraguaçu, que aliás me lembra muito o Lula. Ambos são bem amados.

Pablo Vilarnovo disse...

Mestre Senna. Concordo integralmente contigo. E ele faz a festa da esquerda.

Fora isso, acho que há grupos específicos na USP ou em Campinas apenas para criar essas coisas para a esquerda. Tem que justificar o salário...