Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O que é importante e o que não é








E 2009 foi embora. Aqui em Torres-RS, a cidade foi tomada pela multidão de forasteiros que invadiu"nossa praia" para festejar. Assisti a tudo de camarote e binóculo. Queria me juntar ao povo, mas estava chovendo. Preferi ficar na sacada, assistindo.

2009 marcou o fim de uma década. Até hoje não sei como se chama essa primeira década. Só sei que ela foi importante para o Brasil, pois evoluímos, mas também retrocedemos.  Evoluímos porque encontramos, finalmente, uma linguagem de desenvolvimento. Conseguimos controlar a inflação, eliminamos certos preconceitos em relação ao capital que traz investimentos, gera emprego e paga impostos e começamos a controlar o déficit público, pois, afinal, quem paga essa conta somos nós. Muito embora, essas conquistas sejam meio difusas, não muito precisas (o atual governo gasta além da conta e vai gerar uma nova "herança maldita"), o caminho para o Brasil se desenvolver é exatamente esse.

O Brasil talvez tenha retrocedido na educação, esse item fundamental.  Dizem que atingimos a universalização, mas muito temos de fazer. O povo brasileiro, em geral, é mal educado,  tem baixo nível cultural e nada tem sido feito para reverter essa situação, muito pelo contrário, basta assistir certos programas da tv aberta e alguns discursos de nossas autoridades.

E neste primeiro dia de década, as notícias dos jornais já apontam o tema dos próximos debates e que tocam no nosso passado inglório. Vale a pena abrir as feridas já cicatrizadas pela borracha de uma lei da anistia que tem mais de 30 anos? Será que este Brasil de 190 milhões de habitantes está interessado nisso? Ou este assunto interessa apenas a uma pequena meia dúzia?

O Brasil tem de olhar para a frente, passar por cima dos ressentimentos e investir, tudo o que for necessário, no que efetivamente importa: educação, educação e educação, O resto é poeira da insignificância.

8 comentários:

Fábio Mayer disse...

Penso que em educação material (escolas, laboratórios, prédios) o Brasil avançou... mas retrocedeu em cultura e educação formal, porque a qualidade caiu muito.

Hoje em dia, essa multidão que foi às praias ontem de noite não têm cultura nenhuma, são um bando de maria-vai-com-as-outras, incapazes de terem idéias próprias.

Mesmo assim, FELIZ ANO NOVO!

Bípede Falante disse...

Fica difícil existir educação de verdade em um país em que até o presidente diz que ler é como fazer esteira, no início a gente acha chato, mas depois acostuma. Eu não levo mais fé no Brasil.

charlie disse...

Um palpite: a década que passou vai entrar para história como os "anos Lula" ou "era Lula". E acho que não tinha como ser diferente, mesmo.

charlie disse...

.. e nunca se sabe. Talvez em um futuro distante (ou nem tanto) eu ainda sinta falta do sapo barbudo. Nunca se sabe!

Terráqueo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Terráqueo disse...

Sou um otimista. Apesar do Lula, acho que o Brasil melhorou muito na última década, inclusive na educação, e que vai melhorar ainda mais. Embora as escolas públicas ainda deixem muito a desejar, elas existem hoje em lugares impensáveis nos anos 80. As universidades e os profissionais brasileiros melhoraram muito, existindo universidades de ponta como a USP, a Universidade de Minas Gerais e a PUC do Rio. Hoje em dia é difícil encontrar um profissional que não seja extremamente qualificado. Faço comparação entre nossos profissionais com os europeus e acho que estamos ganhando de goleada. Além disso, verifico que as universidades européias são extremamente elitistas. Na Suíça se você não teve a sorte de estudar nas melhores escolas públicas e tirar sempre as melhores notas, você não poderá cursar uma universidade pública. Terá que se contentar com um curso técnico. No Brasil, pessoas como eu, que estudaram em colégios públicos de baixa qualidade a maior parte de sua vida, conseguem ter acesso a universidades médias particulares. Na europa universidades particulares são apenas para as pessoas com muitos recursos econômicos. Acho que com todos os problemas e um pouco de sorte, o Brasil permite uma certa mobilidade social.É impressionante o progresso do Norte e do Nordeste brasileiro. O RS que ficou para trás, mas não foi por culpa do Lula. Os governos do Rigotto e da Yeda foram marcados pela mediocridade. A maioria dos gaúchos ainda acredita que o RS é o celeiro do Brasil e que Porto Alegre está mais para Buenos Aires do que para uma cidade brasileira. Isso é uma pena. Estão cegos, ou pelo menos com os olhos vendados. Que a nova década seja muito boa para nós todos.

Abraços,

Terráqueo

Carlos Eduardo da Maia disse...

Feliz 2010 para todos. Vejo que os leitores ainda acreditam no Brasil. Eu continuo a acreditar. Acho que o Brasil melhorou, mas temos de melhorar e muito no ensino fundamental publico. TEm de haver uma certa padronização. Cada estado tem sua política. Acho que o atraso no RS tem muito a ver com a politica, o famoso ranço petista e antipetista, onde a convergencia parece ser impossível.

André da Rocha disse...

Maia, já que falas tanto em petismo e anti-petismo, que tal começares por ti e não seres mais tão anti-petista.