Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ponto Para Yeda que Vai Vender Terreno da Fase (Ex Febem)



A foto acima é do terreno da FASE, ex Febem, localizado junto a orla do Guaíba, em área nobre de Porto Alegre. O governo Yeda quer vender o aludido imóvel. Vai fazer licitação. Os Blogs da Esquerda caduca gaúcha estão a criticar a atitude do governo tucano. Dizem eles, conformo copio do Blog Animot:

A que vem esse negócio nessa hora? É desconsiderar o interesse público vender um patrimônio desses às pressas, sem maiores esclarecimentos ou debates transparentes, profundos e multilaterais.

O governo do estado diz, pelo secretário Fernando Schiller, em entrevista realizada segunda-feira, que (1) a discussão sobre a descentralização da Fase (ex-Febem) tem ao menos 15 anos, e que é preciso fazer com que os menores fiquem mais próximos das suas famílias, muitas das quais são de cidades do interior do estado. Isso justificaria, segundo o governo Yeda, (2) a permuta do terreno da Fase em Porto Alegre por áreas públicas ou privadas em cidades do interior.
Mas não tal há justificação. Se o governo quer terrenos no interior do estado, isso não exige a venda de terreno na capital. São duas coisas muito diferentes, e não há necessidade alguma de vincular a aquisição de terrenos no interior à venda do terreno na capital.
Ou seja, a justificativa do governo Yeda para vender o terreno da Fase em Porto Alegre não cola.

Meu pitaco:

 Faz muito bem o governo Yeda vender esse terreno pela via da licitação, como fez recentemente com o da Corlac, na área norte da capital. Não existe motivo nenhum, a não ser o ranço do reacionarismo ideológico, para que Estado tenha um terreno deste tamanho em área nobre. O projeto ali a ser edificado, no entanto, deve respeitar o meio ambiente e fazer com que melhore a qualidade de vida das pessoas que habitam ali perto. O resto é puro preconceito de uma esquerda que não lê, não conhece a realidade de outros lugares socialmente desenvolvidos e não consegue raciocinar além do preconceito.

5 comentários:

Fábio Mayer disse...

Eu transformaria em parque, inclusive escoando parte da vazão dos rios que cortam o centro da cidade para ele, como se fazem Curitiba.

Venderia apenas as áreas já edificadas e o resto, trataria de consolidar como área verde.

Fábio Mayer disse...

CORRIGINDO

"...como se faz..."

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo contigo, Fábio. Ali perto tem a favela da Vila Cruzeiro, uma das mais violentas de Porto Alegre.

Fábio Mayer disse...

Sabe, Carlos que os parques urbanos de Curitiba tem mais uma função?

A de valorizar as áreas adjacentes e desfavelizar sem intervenção direta no gueto... funcionou em alguns casos aqui, lugares que estão virando bairros de classe média.

Anônimo disse...

Sou funcionário da FASE e acho a troca do terreno pela construção de 9 unidades muito boa. As unidades atuais estão defasadas, não atendem aos critérios técnicos.